Pes - so - a (Quando a palavra possui SS ou RR, cada um fica de um lado).
No português, existem dois gêneros gramaticais: o gênero masculino e o gênero feminino.
SEPARAR EM SÍLABAS
Sim, você pode separar nomes próprios numa redação. Se ao escrever você perceber que não conseguirá terminar a palavra no fim da linha, você pode "quebrar" a palavra e continuar na próxima linha desde que a divisão silábica seja seguida da forma correta. O nome desse processo é translineação.
Quando escrevemos, muitas vezes acontece termos de dividir uma palavra utilizando o hífen (-) e passando parte dela para a linha seguinte. Esta situação designa-se por "translineação". Regra geral, a divisão da palavra faz-se por silabação, ou seja, separando as sílabas: li-te-ra-tu-ra.
Quando uma palavra não cabe toda na mesma linha, temos de a dividir, ficando uma parte na mesma linha e outra na seguinte. Assim, esta mudança de linha chama-se translineação. O processo de translineação dá-se quando na escrita é necessário dividir uma palavra por ter que se passar para a linha de baixo.
Na translineação, o hífen deverá ser escrito no fim da linha, antes da mudança das restantes sílabas da palavra para a outra linha. Caso seja uma palavra hifenizada e o fim da linha coincidir com o hífen, este deverá ser repetido no início da outra linha.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
Significado de Hífen substantivo masculino Traço horizontal que indica a separação de um nome composto, de sílabas em fim de linha e de ligações enclíticas, pronome depois do verbo, ou mesoclíticas, pronome entre o radical e a desinência verbal; traço-de-união.