Naquilo que é chamado de “ponto de equilíbrio”, o preço de mercado permite que a quantidade oferecida seja igual à quantidade demandada. Dessa forma, os fornecedores ficam dispostos a vender, os consumidores dispostos a comprar e a oferta se iguala à demanda por um determinado preço.
A mão invisível é um termo que foi introduzido por Adam Smith em 1759 no livro “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações” para se referir à interferência natural que o mercado exerce na economia.
Adam Smith (1723-1790) foi um economista e filósofo social do iluminismo escocês e é considerado o Pai da Economia Moderna. Abordou questões como o crescimento econômico, ética, educação, divisão do trabalho, livre concorrência, evolução social, etc.
Adam Smith (1723-1790) foi um economista, filósofo e autor escocês do século XVIII, considerado o pai da economia moderna. É o mais importante teórico do liberalismo econômico, rejeitando a interferência do Estado nas atividades do mercado assim como qualquer lei que freasse a produção dos homens.
O liberalismo entende que o Estado deve manter-se longe da economia, pregando um mercado livre e sem protecionismos. O controle do Estado deve limitar-se ao valor da moeda e, quando muito, da recuperação de empresas com problemas financeiros. Livre-mercado, livre-concorrência e etc.