Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano.
Oxalá, uma divindade do Candomblé e da Umbanda; e Alá, Deus no Islamismo. Mas sabia que a palavra Oxalá tem sua origem na língua árabe? A palavra oxalá, na língua portuguesa, além de no Candomblé e da Umbanda, é usada para expressar esperança por algo, por exemplo, “Oxalá, que chova em São Paulo.”
– Cores: cristal, branco e azul claro.
Adorada pelos católicos e reverenciada pelos adeptos do candomblé, no sincretismo religioso Nossa Senhora da Conceição é Oxum, orixá das águas doces. Em Sergipe, a mistura de crenças marca a devoção à padroeira de Aracaju.
É a senhora das águas doces, dos rios e das águas quase paradas. Ela é padroeira da gestação, da fecundidade, responsável pelas uniões e prosperidade na vida financeira. Perfumes, joias e espelhos alimentam esta mãe. A filha predileta de Oxalá foi esposa de Oxóssi, Ogum e Xangô.
De maçã a boneca, saiba quais são os presentes dos devotos a Iemanjá | Bahia | G1. Balaios levam uva, melão, espelho, perfumes, batom, pentes para orixá. Para yalorixá, oferendas ajudam a alcançar "graças e poderes".
Iemanjá – Melância, melão,sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, uvas brancas, uva Juliana, pêra. Iansã – maçã vermelha, tangerina, laranja-bahia, uva rosa, pitanga, cereja.