Depende do lado que você quer descobrir. Porque o seno usa cateto oposto sobre a hipotenusa. O cosseno usa o cateto adjacente e a Tangente usa os dois. Você precisa olhar no triângulo e ver o lado que quer descobrir, se quiser descobrir cateto oposto use seno, se quiser o adjacente use o cosseno.
O seno de um ângulo no triângulo retângulo é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa. O cosseno de um ângulo no triângulo retângulo é a razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa.
O Seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa. O conceito é uma das razões trigonométricas de um triângulo retângulo. É importante conhecer os lados da figura para entender o seno. Entenda agora algumas definições do triângulo retângulo e posteriormente entenda a função seno.
As relações fundamentais da trigonometria são igualdades por meio das quais é possível relacionar as razões trigonométricas básicas: seno, cosseno e tangente.
Questão 1
O Círculo Trigonométrico, também chamado de Ciclo ou Circunferência Trigonométrica, é uma representação gráfica que auxilia no cálculo das razões trigonométricas. De acordo com a simetria do círculo trigonométrico temos que o eixo vertical corresponde ao seno e o eixo horizontal ao cosseno.
A medida do segmento OB coincide com a ordenada y′ do ponto M e é definida como o seno do arco AM que corresponde ao ângulo a, denotado por sen(AM) ou sen(a). ... Cosseno: O cosseno do arco AM correspondente ao ângulo a, denotado por cos(AM) ou cos(a), é a medida do segmento OC, que coincide com a abscissa x′ do ponto M.
Dizemos que dois arcos são côngruos se eles tiverem as mesmas extremidades. No contexto do ciclo trigonométrico, são aqueles que possuem a mesma origem no ponto A e o final no ponto B, como indicado abaixo.