Examine o painel elétrico. Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.
Como identificar, nos disjuntores comuns, o local de linha e carga?
Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes. Os produtos com curva D, por sua vez, protegem aparelhos que exigem grandes cargas, como transformadores.
Sendo que o disjuntor monopolar é usado em instalações e circuitos que possuem um único condutor de fase, como por exemplo circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos, seja com tensão de fase 127V ou 220V.
Disjuntor Unipolar: É indicado para circuitos com uma única fase. Ex: Circuitos de iluminação e tomadas em sistemas fase/neutro (127 ou 220 v); Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos para chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase (220 v);
deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².
6800W
ANTES DE DESENCAPAR: ENTENDA OS CABOS De acordo com a norma o cabo da fase pode ser branco, preto, vermelho, e amarelo, mas nunca da cor azul e verde. Já para chuveiros de ligação 220V teremos os seguintes cabos: terra (verde) e 2 cabos para a fase (seguindo a mesma norma de cores).
Como funciona um chuveiro elétrico?
Passo a passo de como instalar chuveiro elétrico
Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.
Ligando aparelhos 220V em tomadas 110V Neste caso, quando se liga um aparelho de 220V em uma tomada de 110V o estrago pode não ser tão grande. Em um primeiro momento, o que acontece é que o equipamento não funcionará com toda a sua capacidade, mas ele não vai queimar no exato momento em que for ligado.
Por outro lado, ligar um aparelho de 220 volts em uma tomada de 127 volts não causa dano imediato ao aparelho. ... Por esse motivo, aparelhos bivolt manuais sempre são entregues com a chave alternadora de tensão em 220 volts.
Agora caso a instalação do ponto do chuveiro já seja 220V pode trocar a resistência por uma de 220V observando a mesma potência de 127V e também o disjuntor deverá ser trocado. Quanto a fiação não será necessário trocar, pois em 220V a corrente é menor sem risco de sobrecarregar sua rede elétrica.
Passo 1
Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta! ... O certo é usar sempre a voltagem indicada!
Como assim? Quando a resistência do chuveiro aquece sem o contato com a água, não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
Verifique se a resistência está mesmo queimada. Ligue o chuveiro e deixe cair água por uns 30 segundos, depois feche-o. Aí desligue o disjuntor, aguarde 10 segundos e ligue-o novamente, volte ao banheiro e repita o processo de ligar e desligar o chuveiro.