A coordenação nervosa envolve a participação das células nervosas, os chamados neurônios. A coordenação hormonal conta com a participação de hormônios, substâncias químicas que se espalham pelo sangue e conectam diversos órgãos, controlando as suas ações.
Resposta. Neurônios: Os neurônios são as células mais importantes no cérebro. Eles são responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (internos e externos), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas.
Os neurônios, também chamados de células nervosas, são células do sistema nervoso que estão relacionadas com a propagação do impulso nervoso, sendo consideradas as unidades básicas desse sistema.
As células nervosas, que também são chamadas de neurônios, são um dos principais componentes desse sistema. Os neurônios são um tipo de célula que tem como especialidade receber e conduzir impulsos para as outras células. Além dos neurônios, as células gliais também compõem o tecido nervoso.
Quanto a função os neurônios podem ser de três tipos distintos: sensitivos ou aferentes, motores ou eferentes e interneurônios. 1- Sensitivos ou aferentes: são aqueles que recebem os estímulos de todas as partes do corpo. ... 3- Interneurônios: são encontrados no SNC, responsáveis por conectar um neurônio à outro.
Os neurônios são as principais células do tecido nervoso e são capazes de transmitir o impulso nervoso para outras células. O tecido nervoso é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as células da glia ou células da neuróglia.
A atividade elétrica dos neurônios não tem lugar apenas no cérebro. ... Os corpos das células dos neurônios estão agrupados na massa cinzenta, na superfície do cérebro, na massa cinzenta similar, na parte interna da medula espinhal, e em pequenos nódulos chamados gânglios, perto da coluna vertebral.
Hoje, no entanto, sabemos que a perda de neurônios só ocorre se estiver associada a processos patológicos e degenerativos, como os quadros que caracterizam a doença de Alzheimer, cortes ou secções dos tecidos nervosos ou acidentes vasculares cerebrais, entre outros.
Segundo ele, há dois grandes fatores que levam as células à morte: os processos de necrose e apoptose. Dentro da necrose, a morte pode ocorrer por anoxia (falta de oxigênio), ausência de nutrição ou por meio de produtos tóxicos. Quando ocorre a necrose, ocorre necessariamente uma inflamação.