É NECESSÁRIO DILUIR OS ÓLEOS ESSENCIAIS E uma coisa interessante: Óleo essencial não se dilui na água. Ou seja, se você pingar uma gota de algum óleo essencial em um copo de água, e ingerir, este óleo irá descer pelo seu esôfago, estômago, e todo seu organismo, sem estar diluído.
O uso interno de óleos essenciais é perfeitamente seguro e sem preocupações quando usado corretamente e sempre com o auxílio de um aromaterapeuta!
Possíveis efeitos colaterais. O óleo de melaleuca geralmente é bem tolerado, no entanto, embora seja raro, podem ocorrer efeitos colaterais como irritação da pele, reações alérgicas, coceira, queimação, vermelhidão e secura da pele.
Como usar OEs por inalação Os OEs trabalham de forma imediata. Em 20 minutos, por exemplo, já ajudam a trazer foco para um dia de pensamentos bagunçados.
Você pode ingerir colocando a gota em uma cápsula vegetal ou adicionando-a a um copo de água. Mesmo ao difundir o óleo, algumas gotas são suficientes para colher os benefícios. Evite áreas sensíveis.
Lemon Aroma Natural de Limão-Siciliano
Óleo essencial de limão tem ação bactericida, atua contra fungos como o da candidíase e pode até ajudar na limpeza da casa. O óleo essencial de limão é um dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia para obtenção de diversos benefícios à saúde, seja direta e indiretamente.
Detalhes
Outros métodos efetivos de aplicação tópica
A melhor maneira de diluir um óleo essencial antes da aplicação tópica é misturá-lo com um óleo-base como o Óleo de Coco Fracionado dōTERRA®.
Modo de Usar Para uso tópico, aplicar de 1 a 3 gotas diluídas em óleo de coco fracionado sobre a pele, na área desejada. Para uso aromático, colocar de 3 a 4 gotas em um aromatizador elétrico.
Pingar de uma a três de gotas do óleo essencial escolhido no travesseiro, para melhorar a qualidade do sono e obter outros benefícios enquanto dorme.
Óleo essencial de lavanda(francesa ou bulgária) Para aproveitar os efeitos da lavanda, basta pingar de 2 gotas nos travesseiros e 3 gotas nos lençóis, por exemplo. Você também pode fazer uma massagem relaxante diluindo 70 gotas do óleos essencial de lavanda (francesa ou bulgária) em 120ml de óleo vegetal.
Uma maneira simples e eficiente é pingar até 5 gotas do óleo essencial no canto do box do chuveiro e inalar durante o banho. 3 gotas em 1 colher de sopa de óleo vegetal e distribuir por todo o corpo através de auto massagem.
Veja algumas sugestões de uso para o óleo essencial de laranja:
7 maneiras de usar óleos essenciais na limpeza de casa
Para isso, basta misturar algumas gotas do óleo essencial pretendido num óleo vegetal, como o óleo de arroz, de sésamo ou coco, por exemplo. Idealmente, no óleo de massagem apenas se deve misturar 1, 3 ou 5 óleos essenciais, para garantir que não surge alteração das moléculas e consigam ser absorvidas pela pele.
Na hora de dormir, você pode diluir cinco gotas de óleo essencial de lavanda em uma colher de sopa de óleo de gergelim e aplicar um dedo úmido no entre-cenho, outro na altura do coração e massagear a canela e os pés com o restante.
Esse é um método bastante antigo, mas perdido no tempo, e pouco em prática atualmente. Só precisa colocar de 3 a 5 dentes de alho debaixo do travesseiro na hora de ir deitar. Descasque os dentes primeiro. De manhã, retire os dentes de alho debaixo do travesseiro e jogue-os fora.
Efeito calmante O cheiro do alho vai chegar um pouco através do travesseiro, o que ajuda você a adormecer mais facilmente. Além disso, ele vai também melhorar a qualidade do seu sono.