Com uma mão na parte superior da haste mantendo-a na vertical, a outra mão pressionava para baixo a tábua, provocando a rotação da haste, cuja ponta girava sobre a base provocando o atrito. Dependendo do tipo de ponta, a ação fazia a furação ou provocava o aquecimento, produzindo calor que gerava o fogo.
Suicídio de Nero Teve que enfrentar revoltas na Bretanha e em outras regiões. Em 68, Sérvio Sulpício Galba, governador da Espanha, marchou contra Roma. Depois que o Senado reconheceu Galba como novo imperador, Nero foi obrigado a se suicidar para não ser preso pela Guarda Pretoriana.
Ao lado da crise econômica e da desestruturação militar, as invasões bárbaras levaram ao fim do Império Romano do Ocidente. Os bárbaros recebiam essa denominação, de origem grega, pois os gregos não entendiam a língua dos povos do norte.
Resposta: Os fatores que contribuíram para o fim do Império Romano foram o enfraquecimento interno, disputas pelo poder, guerras civis, corrupção, crise econômica, crise dos escravos, competição entre as divisões do império e a germanização do exército imperial.
A desagregação do Império Romano do Ocidente que levou ao seu fim definitivo em 476 d.c. foi resultado de uma junção de acontecimentos. São razões utilizadas para explicar esse fato, exceto: a) crise do sistema escravista.
A desordem política e a disseminação do cristianismo foram dois fatores que, somados às Invasões Bárbaras, foram responsáveis pela crise do Império Romano. Esse processo de ocupação foi realizado pelos bárbaros, povos que eram assim chamados pelos romanos por viverem fora dos territórios do Império e não falarem latim.
As invasões bárbaras fizeram com que o Império Romano do Ocidente se desorganizasse, de modo que a autoridade política central (de Roma) chegou ao fim e, em seu lugar, surgiram pequenas regiões autônomas.
Resposta. Resposta: Elas enfraqueceram o Império politicamente e economicamente, de forma que fizeram as pessoas se sentirem inseguras e indignadas com o Imperados, desestabilizando o governo.
Alguns séculos mais tarde, grande parte dos Bárbaros fora pressionada pelos Hunos, a entrar em guerra. E muitos destes povos se perderam na história. Porém, outros povos bárbaros, formaram reinos pela Europa, tais como; Ostrogodos, Vândalos, Suêvos, Anglo-saxões e etc. E assim se formou o Feudalismo.
Os hunos foram uma antiga confederação eurasiática de nômades ou seminômades equestres, com a aristocracia de núcleo altaico. ... Dessas áreas de pastagens, os hunos controlavam, através de alianças ou conquistas, um império que se estenderia dos Montes Urais (na Rússia) ao rio Reno (na França) e do Báltico ao Danúbio.
Resposta. Resposta: Os Hunos eram um povo de raça amarela originários do centro asiático. São considerados os principais responsáveis pela Queda de Roma, pois empurrou para dentro do Império Romano, as tribos germânicas que quebraram a unidade política de Roma.
O fator de ordem externa que mais colaborou para desencadear as invasões germânicas foi a chegada, à Europa, dos hunos, que eram guerreiros extremamente ferozes. ... Fugindo da fúria dos hunos, boa parte dos ostrogodos emigrou em direção ao oeste europeu, para a região ocupada por outro grupo de germanos, os visigodos.
Os germânicos eram entendidos como bárbaros porque falavam idiomas diferentes e tinham organização política, social e econômica bem diferente da praticada pelos romanos. Para os romanos, todo aquele que habitasse além das fronteiras de seu império era um bárbaro.
Resposta. Os romanos chamavam de bárbaros qualquer povo estrangeiro e que não compartilhava da cultura e língua romana.