A posição correta da língua durante o repouso, ou seja, quando a pessoa não está falando ou comendo, é sempre com sua ponta em contato com o céu da boca, logo atrás dos dentes da frente.
Para posicionar a língua de maneira adequada, apoie-a suavemente no palato ou céu da boca. A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada.
Massagem Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por algumas vezes. Com as duas mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.
Inicialmente há uma causa comum para dois problemas relatados: o BRUXISMO e o mau hábito de morder lábios. Isso está realmente relacionado com o stress.
Como tratar: o médico poderá orientar o uso de medicamentos antivirais, como Aciclovir, em comprimido ou pomada, para acelerar o processo de cura. Para aliviar a dor ou desconforto, pode também indicar preparações contendo anestésicos.
O tratamento do herpes labial pode ser feito usando remédios antivirais como Aciclovir ou Valaciclovir, que podem ser usados em pomadas ou comprimidos, que ajudam a diminuir a replicação do vírus no corpo e a curar as bolhas e feridas.
11 remédios caseiros para herpes labial e como fazer
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.
Para curar a herpes labial mais rapidamente, diminuir a dor, o desconforto e o risco de contaminar outras pessoas, pode-se aplicar uma pomada anti-viral, a cada 2 horas logo que os sintomas de coceira, dor ou bolhas começarem a surgir.
O tratamento é paliativo, utilizando analgésicos para diminuir a dor. “Anti-inflamatórios ou corticóides locais podem ser prescritos para acelerar o processo de cicatrização, assim como a laserterapia”, acrescentam os professores.
Utilize cera dental A cera é usada no consultório com diversas finalidades, uma vez que consegue isolar uma parte do aparelho da boca e gengivas. Para evitar que o desconforto se prolongue, principalmente após a manutenção das peças ortodônticas, você pode recorrer ao material, que deve ser indicado por seu dentista.
Algumas das pomadas mais usadas para tratar este problema são: Zovirax, que tem na sua composição aciclovir; Flancomax, que tem na sua composição fanciclovir; Penvir lábia, que tem na sua composição penciclovir.
Morder a bochecha, lábios ou língua toda hora pode ser sinal de problemas com a mastigação. Morder de vez em quando não é problema, mas se está recorrente precisa investigar. Tem pessoas que mordem tanto as bochechas que criam um “calo”, como se fosse uma linha branca na bochecha.
Muitos paciente inclusive criam um hábito nocivo de morder a bochecha intencionalmente devido a essa proximidade Siso/bochecha. Essas leões podem variar desde Aftas recorrentes, fibromas (bolinha dura na bochecha) e até mesmo cânceres quando somados a outros hábitos nocivos como o cigarro e a bebida.
Pode ser um tumor, um cisto, um lipoma, adenoma, uma inflamação causada por traumatismo. É importante a avaliação clínica de um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial para que, se necessário, seja realizada uma biópsia.