Com a descoberta de ricos veios auríferos aluvionais em 1777 surgiu o núcleo inicial do povoamento do atual município de Poconé. ... O cacique da tribo era chamado Paconhê, depois simplificado, para dar o nome à cidade de Poconé.
O trabalho dos agricultores familiares do Assentamento Rural Cachimbo, que operam uma “despolpadeira de frutas”, chamou a atenção do Prefeito de Poconé Tatá Amaral, que busca ativar a indústria de processamento de frutas e aproveitamento de verduras no Distrito de Cangas.
Poconé é uma palavra da língua bororó da família Macro-Jê, que significa: rio com mau cheiro.
Cultura - mt.gov.br. A dança e a música de Cuiabá tem influências de origem africana, portuguesa, espanhola, índigenas e chiquitana. É um conjunto muito rico de combinações que resultou no rasqueado, siriri, cururu e outros ritmos.
História - mt.gov.br. O que hoje conhecemos como Mato Grosso já foi território espanhol. As primeiras excursões feitas no território de Mato Grosso datam de 1525, quando Pedro Aleixo Garcia vai em direção à Bolívia, seguindo as águas dos rios Paraná e Paraguai.
O rasqueado começou após o fim da Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), que com a retomada de Corumbá, os prisioneiros de guerra (paraguaios) e refugiados, ficaram confinados a margem direita do rio Cuiabá, hoje cidade de Várzea Grande, assim miscigenando-se.
O rasqueado cuiabano em Mato Grosso tem origem em fins do século XIX, com influência do período pós-Guerra do Paraguai. ... Nessa interação de simbioses práticas, a viola-de-cocho e o violão paraguaio começaram a tocar uma nova música, mistura de siriri mato-grossense e polca paraguaia.
A origem é indígena e, ao longo dos anos, o siriri e o cururu ficaram restritos às comunidades ribeirinhas. Há 15 anos, ganharam os palcos e se espalharam por todos os segmentos sociais.
Cururu e Siriri, música e dança, respectivamente, são manifestações culturais de Mato Grosso. De origem indígena, estas tradições são mais populares nas zonas rurais e ribeirinhas naquele estado, tendo sido passados de geração para geração, de pai para filho.
O cururu é um ritmo tocado somente por homens que se vestem elegantemente, com improvisações e repentes elaborados na hora. Alguns versos são feitos de improviso, outros já estão na memória do povo. Segundo contam os "mestres", no passado, os versos eram feitos, entre outras coisas, para conquistar mulheres.
Nas línguas tupis, o vocábulo cururu significa sapo ou sapo grande, o que explica uma dança cuja coreografia mimetiza o movimento do pulo do sapo. Assim como as múltiplas hipóteses para sua origem, as diferentes expressões do cururu apresentam especificidades de acordo com a área em que a dança se manifesta.
História. Há várias hipóteses para a origem do cururu. Alguns pesquisadores afirmam que é uma dança de origem tupi-guarani, de função ritualística. Hoje, como outras tradições folclóricas, está deixando de ser passada para as novas gerações.
O Cururu é composto de músicas e danças executadas apenas por homens em forma de roda, não há participação de mulheres ou crianças, onde os tocadores de Viola de Cocho balança de um lado para outro, dentro da roda, folgando dentro da roda em passos iguais, ( sem encostar uns nos outros), assentando ora o pé esquerdo, ...
1910
O que é cururu: Gíria usada principalmente no litoral paulista para designar um cara bobo, trouxa, pouco esperto, vagaroso.
O Siriri é dançado em pares com formação de círculo ou fileiras. Batendo palmas, os dançarinos vão respondendo aos tocadores (cururueiros), que conduzem o canto com movimentos variados.
Siriri (dança) Dança de pares com formação em círculo ou fileira. Na dança de roda a coreografia básica consiste em movimentar-se em círculo, batendo-se as mãos espalmadas nas mãos dos dançarinos que estão à direita e à esquerda. Enquanto gira a roda, os dançarinos vão respondendo aos tocadores, que conduzem o canto.
Resposta: Os atabaques Run, Runpi e, Lé são Jeje.
O termo é bastante utilizado em termos de geografia, para designar toda a área urbana que está ao redor do centro urbano. A periferia pode ser intramunicipal (bairros afastados do centro do município) ou extramunicipal (municípios da região metropolitana).
viola de cocho
viola de cocho
Dança do Chorado – Vila Bela da Santíssima Trindade O nome indígena é referência aos cupins com asa, que voavam num ritmo parecido com a dança nas luminárias. A música é uma variação do cururu, só que com ritmo bem mais rápido. Os instrumentos utilizados são: viola de cocho, o ganzá, o adufe e o mocho.