Como O Vestibular Unicamp?

Como o vestibular Unicamp

21/03/2023 - Unicamp divulga livros dos Vestibulares 2024, 2025 e 2026

Main superior

Acesse o Edital do Vestibular 2024

As matrículas são feitas de maneira remota, no site da DAC (Diretoria Acadêmica). A primeira chamada será divulgada no dia 29 de janeiro de 2024, para matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024.

Enem Unicamp

<strong>Enem Unicamp</strong>

Saiba quem tem o perfil para solicitar a isenção da taxa de inscrição, válida para as modalidades Enem Unicamp e Vestibular Unicamp, acesse.

Eles podem optar por até dois cursos, desde que os mesmos sejam da mesma área de conhecimento: Humanas / Artes, Biológicas / Saúde, Exatas / Tecnológicas.

Onde fazer a 2ª fase: Bauru, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador/BA, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

notícias

Já conhece o projeto Cria Unicamp? Acesse para mais informações e se liga nas datas dos próximos encontros!

Modalidade 3: interessados em cursos noturnos de licenciatura, como, por exemplo, Letras, Matemática e Pedagogia, ou Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Exatas / Tecnológicas

Exatas / Tecnológicas

As inscrições para o Vestibular Indígena Unicamp são realizadas entre os meses de agosto e setembro, também na página da COMVEST. Elas são gratuitas e voltadas para estudantes indígenas de todas as etnias existentes no país.

Os candidatos escolhem a cidade onde farão as provas do Vestibular Unicamp no Formulário de Inscrição. A cidade escolhida será obrigatoriamente a mesma para a realização das duas fases do Vestibular Unicamp, com exceção das cidades indicadas na tabela abaixo:

Dentre as mudanças, está a alteração do cronograma de recebimento de pedidos de isenção de taxa de inscrição, e a redução do número de livros literários exigidos para o Vestibular, passando de 12 para apenas sete.

Vagas Olímpicas

Antes das inscrições serem iniciadas, é aberto um prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição para candidatos sem condições financeiras, funcionários da Unicamp e interessados em cursos noturnos de licenciatura. 

Além destas, a Universidade também informou que as provas da 1ª fase terão o número de questões reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para a realização passará a ser de quatro horas e não mais de cinco, como ocorria em anos anteriores.

Ainda no âmbito da inclusão social, para verificação da autodeclaração de candidatos optantes pelas cotas étnico-racias, a Comvest irá adotar o procedimento de averiguação em duas etapas: primeiro por fotografia e depois, se necessário, por complementação online. A Comvest usará as fotografias que já são normalmente coletadas durante a segunda fase do vestibular. Assim, todos os candidatos cotistas aprovados, e que autorizarem o uso das fotografias coletadas, que vierem a ter suas autodeclarações validadas pela comissão de verificação, a partir das fotografias, estarão liberados da segunda etapa. A segunda etapa é o procedimento de verificação online, com agendamento, realizado pelas bancas de verificação, que vem sendo utilizado nos últimos anos. A Comvest ressalta que a etapa de análise das imagens não excluirá nenhum(a) candidato(a), valendo apenas para pareceres positivos no processo de validação da autodeclaração. Importante: não há uso de tecnologia de reconhecimento facial em nenhuma etapa do processo.

Humanas / Artes

São reservadas até 10% das vagas extras ou regulares de cada curso que optar por essa modalidade. Há um edital específico para o preenchimento dessas vagas.

As provas são realizadas em: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Os candidatos podem conferir os locais de provas por cidade, nesta página, após o período de inscrições.

Institucional

Do total de vagas oferecidas anualmente pela Unicamp, 20% são reservadas para o processo seletivo Enem-Unicamp, que seleciona estudantes com base no desempenho no  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente a atual edição do Enem é aceita, ou seja, para entrar em 2021 é preciso fazer o Enem 2020.

Administração (Noturno) – campus de Limeira

Menu Superior Direito

Menu Superior Direito

Acesse o Programa das Provas para o Vestibular 2024.

No segundo dia, deverão ser respondidas, por todos os candidatos, seis questões de Matemática e mais quatro questões interdisciplinares, sendo duas de Ciências Humanas e outras duas de Ciências da Natureza, mais 12 questões específicas da área das graduações escolhidas.

20/07/2022 - Unicamp antecipa resultado dos pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2023

Como funciona o vestibular da Unicamp medicina?

Como funciona o vestibular da Unicamp? ... São oferecidas mais de 3.340 vagas e o vestibular da Unicamp é realizado em duas etapas. A primeira fase é composta por uma prova objetiva com 90 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada. Já a segunda fase do processo seletivo da instituição é realizado em 3 dias.

Quem pode fazer o vestibular Unicamp?

Vestibular tradicional
  • Modalidade 1: estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio e que têm inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp;
Mais itens...

O que estudar para o vestibular Unicamp?

Como estudar para o vestibular Unicamp?
  1. Organize os seus estudos. A primeira dica para você que quer se dar bem no vestibular Unicamp é: seja organizado. ...
  2. Confira as últimas provas. ...
  3. Dê a devida importância à redação.
9 de jul. de 2021

O que é um vestibular como funciona?

O vestibular é uma das formas mais tradicionais de ingressar em uma faculdade brasileira. Basicamente, funciona assim: o candidato tem um período determinado para se inscrever no concurso e realiza a prova junto aos demais, em datas e horários específicos definidos pela faculdade.

Quanto tenho que acertar para passar em Medicina Unicamp?

São Paulo, quinta, 27 de novembro de 1997. Para ser chamado para a 2ª fase da Unicamp, o aluno precisa ter uma nota mínima (ou de corte) de 50, ou seja, acertar 50% das questões da prova. Até o ano passado, eram chamados para a 2ª fase todos os candidatos que tirassem essa nota.

Como estudar para o vestibular da Unicamp?

Além disso, a Unicamp é reconhecida por seu amplo programa de Pesquisa, com 153 cursos de pós-graduação....Como estudar para o vestibular Unicamp?
  1. Organize os seus estudos. A primeira dica para você que quer se dar bem no vestibular Unicamp é: seja organizado. ...
  2. Confira as últimas provas. ...
  3. Dê a devida importância à redação.
9 de jul. de 2021

O que estudar para vestibular Unicamp 2021?

As disciplinas do vestibular da Unicamp
  • Matemática. Na prova de matemática você precisa mostrar que é capaz de identificar um conhecimento crítico e integrado da disciplina. ...
  • Português. ...
  • Física. ...
  • Biologia. ...
  • Química. ...
  • Geografia, história, sociologia e filosofia.

Para que serve o vestibular para entrar na faculdade?

O vestibular é aplicado para classificar e habilitar os melhores alunos para ingressar na universidade no curso de graduação da carreira escolhida. ... Além disso, a concorrência de um vestibular também auxilia na escolha de qual universidade escolher, pois os mais concorridos são os que possuem maior qualidade de ensino.

Quem passa no vestibular tem que pagar a faculdade?

Conforme explicamos, cada faculdade realiza o seu próprio processo seletivo; portanto, para participar, o candidato precisa definir onde deseja estudar e fazer a sua inscrição naquela instituição. Para isso, ele precisa apenas informar os seus dados pessoais e pagar a taxa de inscrição.