Funcionamento do Transistor Como Chave Eletrônica
Nas regiões de corte e saturação, é utilizado como chave, ou seja, serve apenas para comutação, conduzindo ou não. Nesta situação, o transistor é utilizado, principalmente, no campo da eletrônica digital, sendo célula básica de uma série de dispositivos, normalmente agrupados dentro de circuitos integrados.
Quando um transistor está saturado ele opera como um curto (chave fechada), e quando está no corte opera como um circuito aberto (chave aberta). O transistor chaveado somente trabalhará com tensão contínua ou sinais. ... Ao acionar a chave a lâmpada acenderá e a tensão em VAB é igual a zero.
Como usar o Transistor PNP
Com circuitos baseados em transistores, podemos injetar o sinal de controle na sua base para que possa ser amplificado de modo a acionar o relé. Dependendo do modelo do transistor, poderemos controlar o relé com baixa corrente, conforme o sinal de saída do circuito controlador.
Acionar os dois relés é muito simples e para isso você deve apenas mudar o estado das portas digitais ligadas aos pinos IN1 e IN2. Um detalhe importante desse módulo é que os relés são ativados em nível baixo, ou seja, quando o estado da porta estiver em LOW, o relé será acionado.
Transistor em Corte Como o emissor está conectado ao GND, sua tensão é de 0V. Assim, quando a saída do Arduino estiver em 0V não atenderá um dos requisitos para que o transistor conduza (Tensão de Emissor 0,7V maior que tensão de Base) . Dessa forma o transistor entrará em estado de Corte.
O BC548 amplifica um sinal elétrico de menor amplitude para um sinal de maior amplitude. O funcionamento do BC548 é bastante simples, a corrente elétrica que é aplicada no terminal base habilita o fluxo de corrente entre os terminais coletor e emissor o que ocasiona o processo de amplificação de sinal.
Ganho do transistor (β ou hFE): O ganho do transistor indica quantas vezes a corrente de coletor (IC) é maior que a corrente de base (IB).
Para um transistor bom, a leitura deve ser de resistência infinita, ou seja, o ponteiro não se mexe. Se o ponteiro se movimentar até a metade do curso total, a junção coletor-emissor está com fuga. Nesse caso, o transistor está com defeito. Se o ponteiro for até o final a junção coletor-emissor está em curto.
Remova a ponta de prova preta e conecte a ponta de prova vermelha a um dos terminais. Conecte a ponta de prova preta a cada um dos outros dois terminais. Se o display mostra alta resistência quando cada um dos terminais são tocados, você encontrou a base (e um bom transistor PNP).
Se o transistor estiver com Drain e Source em curto, o multímetro acusará uma tensão muito baixa, perto de 0V. Se o multímetro acusar Drain e Source em curto, existe a possibilidade do transistor já estar ligado. Para tirar a dúvida, descarrege o Gate encostando o Gate no Source.
Os VDRs são geralmente utilizados como elemento de proteção contra transientes de tensão em circuitos, tal como em filtros de linha. ... O VDR protege o equipamento a jusante desviando a sobretensão, ou sobrecorrente, para o terra, pois comporta-se como um curto-circuito submetido a altas tensões.
S10K - 220V - Varistor - Descrição: No caso do S10K-220V, a tensão é de 220V e a resistência de 10k.
Os resistores são dispositivos eletrônicos cuja função é a de transformar energia elétrica em energia térmica. Também chamados de resistências, estão presentes em aparelhos como chuveiros, televisores, computadores, aquecedores, ferro de passar roupa, rádios, lâmpadas incandescentes, dentre outros.