A posição é calculada pelo GPS a partir de cálculos matemáticos complexos que utilizam sinais de satélites e o cálculo da velocidade é feito utilizando as duas últimas posições marcadas no aparelho.
Quando o sinal é emitido, também é enviado o horário que ele “saiu” do satélite. Este sinal nada mais é do que sinais de rádio, que viajam na velocidade da luz (300 mil quilômetros por segundo, no vácuo). Cronometrando quanto tempo este sinal demorou para chegar, o receptor consegue calcular sua distância do satélite.
GPS é a sigla para Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. Trata-se de um sistema criado pelos Estados Unidos que conta com mais de 30 satélites que orbitam a Terra a uma altitude de cerca de 20 mil km e velocidade de 12 mil km/h —o que permite dar em torno de duas voltas por dia no planeta.
Atualmente existem dois sistemas de posicionamento por Satélite em pleno funcionamento, o GPS desenvolvido e mantido pelos Estados Unidos e o Glonass, desenvolvido na Rússia. A China está desenvolvendo um sistema denominado Compass. Outro sistema em fase de implantação é o Galileo europeu.
O Sistema GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) é definido por constelações de satélites que permitem determinar o posicionamento e localização de qualquer objeto no globo terrestre. Dentre essas constelações temos: GPS, GLONASS, GALILEO, Beidou e SBAS (Satellite Based Augmentation System).
O sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS (em inglês global positioning system), é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como o horário, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra; desde que o ...
Sistema de navegação por satélite ("sat-nav") são sistemas que estabelecem o posicionamento geo-espacial autônomo através do uso de satélites artificiais. ... Inicialmente os nav-sat foram desenvolvidos para fins militares.
A grande velocidade desses satélites (4 Km/s), a rotação da Terra e essa diferença de potencial, combinados com medidas de tempo com precisão de nanossegundos, nas quais está fundamentado o GPS, dão lugar a importantes efeitos relativísticos.
Salientamos, portanto, que o tempo marcado pelos relógios nos satélites deve ser corrigido levando-se em conta a Relatividade Geral. Palavras chave: GPS. Relatividade.
GPS diferencial (DGPS -Differential Global Positioning System) é uma técnica de posicionamento relativo baseada na correção das informações obtidas por um receptor GPS pelo uso dos dados um ou mais receptores GPS fixos (chamados de estação de referência).
Portanto, no caso do GPS, a história iniciou em 1957, ano em que a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial da história, o Sputnik 1. ... Este acontecimento histórico deu início aos primeiros estudos sobre o uso de satélites na localização de pontos sobre a superfície terrestre.
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é uma tecnologia que tem provocado grande impacto na sociedade. O que motivou o desenvolvimento desse sistema? um ponto denominado receptor e os pontos de referência, que são os satélites. ... Como essa velocidade é muito alta, o sistema utiliza relógios da mais alta precisão.