O Que Causa O Crescimento Do Coraço?

O que causa o crescimento do coraço

O coração grande, também chamado de cardiomegalia, não é uma doença, mas é um sinal de alguma outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença das artérias coronárias, problemas nas válvulas do coração ou arritmia, por exemplo. Estas doenças podem deixar o músculo do coração mais grosso ou as câmaras do coração mais dilatadas, fazendo com que o coração fique maior.

Assim como no caso do baterista do Foo Fighters, o consumo de drogas é apontado como uma das causas do problema. Devido ao seu poder estimulante, boa parte dos entorpecentes promove a liberação de hormônios de excitação e a aceleração do metabolismo, favorecendo o aumento da pressão, dos batimentos cardíacos e a vasoconstrição, cenário que passa a exigir um trabalho extra do órgão.

Remédios, drug delivery e transplante: conheça os diferentes tratamentos para calvície

Apesar de ser uma condição grave e que pode levar à morte, a cardiomegalia pode ser tratada por um cardiologista com medicamentos ou cirurgia, e tem cura quando identificada no início.

O coração tem quatro válvulas que controlam o fluxo sanguíneo. As válvulas se abrem para deixar o sangue sair de uma câmara e entrar na outra câmara ou nos vasos sanguíneos. As válvulas se fe­cham para impedir o sangue de fluir de volta para a câmara errada.

O conteúdo deste artigo não foi feito para substituir orientações médicas, assim como exames, diagnósticos ou tratamentos. Entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde sempre que quiser começar, mudar ou interromper qualquer tipo de tratamento de saúde.

Possíveis complicações

Possíveis complicações

Como todos os músculos, o coração precisa de um suprimento constante de sangue para funcionar. Podemos pensar que, como o coração está cheio de sangue, ele não precisa de um aporte de sangue separado. No entanto, o sangue que é bombeado pelo coração não alimenta o músculo cardíaco. Em vez disso, o músculo cardíaco é alimentado por seus próprios vasos sanguíneos.

Outros tipos de exames que o cardiologista pode solicitar são o cateterismo, que permite visualizar o coração por dentro e a biópsia do coração, que pode ser feita durante o cateterismo para avaliar danos nas células cardíacas. Saiba como é feito o cateterismo para o coração

Arritmia cardíaca | Entrevista

O diagnóstico da cardiomegalia é feito com base no histórico clínico e através de exames como raio X, eletrocardiograma, ecocardiograma, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para avaliar o funcionamento do coração. Além disso, podem ser solicitados exames de sangue para detectar os níveis de algumas substâncias no sangue que podem estar causando o problema no coração.

A cardiomegalia, comumente referida como o alargamento do coração, é uma condição causada pelo sobrecarregamento do seu coração devido a um distúrbio subjacente. Dependendo da causa e dos sintomas, o alargamento do coração pode ou não ser uma condição de saúde grave. Por causa disso, é importante tratar a doença subjacente e criar um estilo de vida saudável para si mesmo. Se os seus sintomas persistirem depois de ter tentado tratar sua condição naturalmente, você deve procurar ajuda médica (veja o método 3 para obter mais informações).

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

E por que isso acontece?

<strong>E por que isso acontece?</strong>

A cirurgia cardíaca pode ser realizada pelo cardiologista se a causa da cardiomegalia for algum defeito ou alteração nas válvulas do coração. A cirurgia permite reparar ou substituir a válvula afetada.

Outro quadro para ilustrar: quando há excesso de ferro no corpo (hemocromatose), o mineral pode acumular em vários órgãos, incluindo o coração, que passa a apresentar inchaço em sua câmara esquerda.

Dicas para fazer exercícios no frio de forma segura

O que se pode afirmar é que, diante de um esforço excessivo, o coração procura se adaptar e, com o tempo, se torna maior do que o órgão de uma pessoa comum. Essa adaptação fisiológica às sobrecargas de força e metabolismo independe do sexo do atleta. “Sabemos que o surgimento depende muito mais do tipo de exercício e da quantidade de esforço envolvidos. A maioria dos médicos sequer trata essa condição como doença porque o coração fica hipertrofiado e dilatado apenas para suportar o excesso de atividade”, informa Soeiro.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

Coração de atleta

Em algumas pessoas, a cardiomegalia não causa sintomas. Outras podem experimentar tonturas, edemas (inchaços, especialmente nas pernas, pés ou abdome), fadiga ou cansaço anormal, falta de ar no esforço ou mesmo em repouso, desmaios, insuficiência renal associada e palpitações.

Entretanto, ao contrário dos músculos citados, nem sempre ele melhora seu rendimento. Pelo contrário: apesar de aumentar de tamanho, pode ter sua função debilitada. Na grande maioria dos casos, o músculo cardíaco perde força —o que pode acarretar problemas sérios.

Possíveis causas da cardiomegalia

Algumas pessoas podem ter o coração aumentado como consequência de fatores passageiros, como infecção ou gravidez, por exemplo. Nesses casos, o coração pode voltar à normalidade com o tratamento adequado.

Ainda não há dados que comprovem que essas alterações levem a problemas cardiovasculares mais graves. Mas então como os cardiologistas tratam desses casos, quando identificados? “Quando há alguma dúvida é necessário se basear em exames complementares para fechar um tratamento ou para recomendar apenas um acompanhamento”, diz Soeiro. E o médico lembra que essa adaptação do órgão, decorrente do excesso de treino, não costuma ser motivo para que o atleta pare de praticar exercícios físicos. Mas o acompanhamento com o cardiologista é fundamental.

Ou seja, a cardiomegalia é um indicador de uma condição que está colocando tensão excessiva ao músculo cardíaco, tornando mais difícil para o coração bombear sangue para o corpo.

O que é miocardiopatia dilatada do ventrículo esquerdo?

A miocardiopatia dilatada (MCD) caracteriza-se por dilatação das câmaras cardíacas – especialmente do ventrículo esquerdo (VE) – e disfunção sistólica progressiva, havendo redução na fração de ejeção. As paredes livres podem estar adelgaçadas, com espessura normal ou, mais comumente, hipertrofiadas (Fig. 6.1).

O que é dilatação do ventrículo esquerdo?

A miocardiopatia dilatada afeta principalmente o ventrículo esquerdo, uma importante câmara de bombeamento do seu coração. O ventrículo esquerdo torna-se ampliado (dilatado) e as fibras musculares se esticam ao máximo, tendo dificuldade maior de se encurtar e comprimir o sangue para fora.