EQST

Como Leibniz Concebe Deus?

Como Leibniz concebe Deus?

Definindo Deus como ' O ser mais perfeito' - sendo a perfeição, segundo o pensador, a totalidade das qualidades ou atributos afirmativos -, Leibniz pretende demonstrar a existência de tal ser a partir da compatibilidade entre dois ou mais atributos afirmativos, pois se todos os atributos afirmativos são compatíveis ...

Como Santo Agostinho resolve o problema do mal?

Contra o maniqueísmo, que afirmava que o Bem (espírito) e o Mal (matéria) eram forças coeternas, opostas e em luta, Agostinho resolveu o problema do mal, desvinculando-o totalmente de Deus, (o Sumo Bem criador de tudo) e constatando que a culpa da presença do mal no mundo deve-se ao mau uso que fazemos de nosso livre- ...

Por que o mal existe Santo Agostinho?

Para Santo Agostinho, o mal não tem realidade metafísica: todo o mal não é mais que a ausência do bem, a ausência da obra divina. Ou, para ser mais preciso, o mal não é algo que foi criado, não é algo físico – o mal é o “não ser”.

Quem era os maniqueístas e no que acreditavam?

Saiba o que foi o maniqueísmo, filosofia religiosa e sincrética que pregava o dualismo entre o bem e o mal, inspirou outras seitas e foi considerada herética. Maniqueísmo foi uma filosofia religiosa sincrética dualista difundida pelo profeta Maniqueu (também chamado de Mani), no século III, na Índia e no Império Persa.

O que seria a verdadeira liberdade para Agostinho?

Santo Agostinho distingue, pois, o conceito de liberdade do conceito de livre-arbítrio. A liberdade "liberta", no sentido de que o ser humano se vê afastado do pecado, vivendo na graça divina, em oposição à escravidão, que consiste no atendimento das paixões.

Qual é o conceito de livre-arbítrio no pensamento de Santo Agostinho?

arbítrio é um bem concedido por Deus. No Livro I, Agostinho e Evódio chegam à conclusão que o homem possui o livre-arbítrio (a vontade livre). ... Agostinho acredita que o livre-arbítrio é um bem e, sendo assim, só pode ser dado por Deus, pois este é a fonte de todo o bem.

O que foi a doutrina do Pelagianismo na Idade Média?

Pelagianismo deriva de Pelágio, monge britânico, nascido no século 4 d.C. e cuja doutrina foi considerada herética pela Igreja por defender o livre-arbítrio e negar a Deus como primordial para a salvação.

O que é ser Pelagiano?

O pelagianismo foi um conceito teológico que negava o pecado original, a corrupção da natureza humana, o servo arbítrio (arbítrio escravizado, cativo) e a necessidade da graça divina para a salvação. O termo é derivado do nome de Pelágio da Bretanha.