Tratando da irrigação, devemos manter a terra úmida sem molhá-la muito. As pragas afetam a essas árvores igualmente fazem com as grandes, por isso devemos protegê-las. A poda deve ser feita periodicamente durante o ano, pois estimulam o seu crescimento.
Se houver necessidade de reduzir o comprimento de um galho maior, faça a poda junto a um galho secundário ou a uma gema. Cortes realizados entre gemas ou galhos podem resultar no apodrecimento do caule, na produção de brotos e em crescimento desordenado. Pequenos galhos podem ser cortados com tesouras de poda manual.
Corte as folhagens marrons e mortas, bem como a maioria das verdes e saudáveis, deixando uma pequena quantia de folhas no topo da árvore. A poda excessiva da árvore com esse método reduzirá o crescimento, mas também a deixará vulnerável a doenças, bem como enfraquecerá o tronco.
Seja como for, não tenha medo de podar os galhos que estejam causando problemas. Pode os galhos para moldar a árvore. Caso queira dar à planta um formato mais arredondado ou uniforme, corte os galhos que estejam se sobressaindo em ângulos esquisitos. Bastam uns poucos cortes para fazer uma grande diferença.
Caso queira uma proteção ainda maior, após a poda da planta, dependendo da espécie, é recomendado a aplicação de produtos protetivos como pastas à base de sulfato de cobre, principalmente naqueles ramos de maior diâmetro.
Se chama cola instantânea. Isso mesmo. Depois de secar bem a seiva da planta com papel higiênico, pingamos algumas gotas e espalhamos com um palito de dentes, cola instantânea na superfície de corte. Ela seca rápido e forma uma película que protege o ramo da contaminação.
Há dois cicatrizantes bem simples que você pode fazer até mesmo em casa, com ingredientes encontrados em farmácias e supermercados. Para fazer um creme cicatrizante, compre em uma farmácia um potinho de vaselina em pasta (não da líquida) e misture nele um saquinho de canela em pó e algumas gotas de óleo de neem.
A melhor maneira de ajudar a árvore a curar as suas feridas consiste em colocar betume na ferida. Se forem deixados ao ar, os tecidos não têm protecção e são vulneráveis às infecções. Utilize betume em pasta, a espalhar com uma espátula. É menos prático que o betume em spray mas é mais eficaz.
Irrigação e Drenagem O método preferencial para a rega da árvore é por meio de uma aplicação lenta e prolongada por toda a zona de raízes. Evite a rega frequente e rasa, ou excessiva. Caso uma drenagem insuficiente não seja corrigida, as árvores poderão sofrer decaídas rapidamente.
Segundo Paulo César, se o caule estiver soltando cascas facilmente a árvore pode estar enfraquecida. “Em alguns casos nós percebemos uma podridão do caule, isso é perceptível. Insetos que estão se alojando podem provocar broca e uma quantidade grande de formigas.
Diz-se mesmo tratar-se de uma poda de restauração. Consiste em cortar os ramos principais a 15 cm do seu ponto de crescimento, tendo o cuidado de deixar alguns ramos pequenos, os ladrões, que ajudarão na formação de ramos novos. As árvores de ornamento preferem uma poda menos severa.
Normalmente este tipo de arvore morre por efeito de raios, queimadas, vandalismo ou tempestades.
Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.
inverno
Corte os galhos que estejam cruzando o meio da árvore, de maneira a liberar o centro para garantir que a luz solar penetre e haja uma ótima circulação de ar. Descarte os galhos doentes. Utilize a tesoura de poda sempre que possível e a serra para cortar galhos maiores.
A época ideal para o poda da laranja é entre o final de julho e começo de agosto, quando a planta está despertando da dormência do inverno. Para Stanieski,o período adequado “é um pouco antes da florada, no caso, a primavera, para quando ela começar a dar flores, a planta vir mais forte”.
O período mais seco do ano, durante a época de pouca atividade das fruteiras, é o mais indicado para o procedimento, o qual deve ser realizado, sempre que possível, após a colheita dos frutos.
1 – Temperatura A temperatura ideal para o crescimento dos citros está entre 13ºC e 32ºC. Temperatura maior ou menor que esse intervalo faz com que haja uma paralisação no seu crescimento. É fundamental que ocorra um verão quente e longo para o desenvolvimento dos frutos.
“O cinturão citrícola paulista produz laranja o ano inteiro. Não existe outro lugar no mundo que faça isso e com uma quantidade de variedades inigualável, você tem das laranjas mais ácidas até as mais docinhas.”
Fertilize as laranjeiras com fertilizante específico de fruta ou fósforo e potássio no início do período de frutificação para encorajar uma melhor frutificação e amadurecimento. Os pés de laranja precisam de recursos adicionais para dar frutas, e dará laranjas maiores e mais doces se receber uma nutrição correta.
ESPAÇAMENTO Covas com abertura de 40 x 40 x 40 centímetros e que devem ter de 6 a 7 metros de espaçamento entre linhas e de 3 a 4 metros entre plantas. O solo para o plantio não deve ser ralo nem fácil de encharcar, sendo o mais indicado o areno-argiloso. O importante é que seja profundo e permeável.
Cada pé consome 50 litros de água.
Laranjeira: pé de laranja.
Produtividade - Em média, são de três a quatro caixas (40,8 kg cada) de laranja por pé.