É possível tirar uma foto (captura de tela) ou gravar um vídeo da tela do seu smartphone. Depois de capturar a tela, você pode ver, editar e compartilhar a imagem ou o vídeo.
Passo 1: acesse a Play Store, baixe o ApowerMirror no seu celular, abra-o e dê as permissões iniciais.
Iniciar a gravação é bem simples: toque no link “Capture” (no canto superior direito) e, na próxima tela, em “Start capture”. O aplicativo solicitará então a sua permissão para começar a gravar tudo o que é exibido em tela: confirme, clicando em “Iniciar agora”.
Ainda falando de compartilhamento externo, você pode encontrar apps para gravar tela que conseguem transferir os arquivos por wi-fi ou bluetooth diretamente para o computador ou outro aparelho. Isso economiza muito tempo no caso de vídeos pesados ou se você usa o aplicativo com frequência.
Esse app para gravar tela é muito popular e bem avaliado nas lojas de Apps. Na Google Play, por exemplo, ele alcança a média de 4,7/5 em mais de 370 mil avaliações. Os usuários dizem que o app cumpre o que promete e entrega qualidade nas imagens.
Outra vantagem é que esse é um app bem leve, ideal para quem não dispõe de muito espaço no smartphone. Ele também é bem avaliado na Google Play, sendo considerado como simples, rápido e eficiente ao que se propõe. Confira!
Um dos exemplos mais famosos de gravador de tela para Android que são exclusivos para esse sistema é o Mobizen. Já entre os apps para gravar tela do iPhone e iPad, um dos mais populares é o Go Record. Por isso, não deixe de conferir essa informação antes de baixar o app.
Você também pode alterar a resolução dos vídeos, antes de cada gravação. Para isto, no ilos, toque em “Capture”. Antes de iniciar a gravação (antes de tocar em “Start capture”), vá em “Options” e escolha a opção desejada (1280×720 10 fps, 1920×1080 10 fps ou 1920×1080 a 30 frames por segundo).
Seja para uso pessoal ou profissional, existem características que você precisa analisar para escolher o melhor gravador de tela. O mais importante é que ele seja compatível com o seu sistema operacional. Não deixe de conferir esta e outras dicas nos tópicos a seguir.
A versão gratuita exibe a marca d'água do desenvolvedor, mas é possível retirá-la ou personalizar a sua própria ao adquirir a versão VIP, que também dá direito a vários outros benefícios, como imagem em 1080 p. Ele ainda é bem avaliado e elogiado na Google Play devido à facilidade de uso e recursos que dispõe.
Ele é compatível com as redes sociais e o YouTube, o que é ótimo para gamers, criadores de conteúdo ou para quem quer compartilhar um tutorial com os amigos por mensagem. Alguns usuários reclamam sobre problemas com o áudio, então nossa dica é fazer um teste antes de começar a gravação definitiva.
Por fim, para gravar sua tela do Chromebook, você terá que depender de aplicativos de terceiros e extensões do Google Chrome por enquanto. Felizmente, existem algumas ótimas opções para escolher. Uma delas é o Loom. Ao contrário de muitos outros gravadores de tela, você não precisa se preocupar com a gravação de limites de tempo com o Loom, mesmo com a versão gratuita.
Como um recurso nativo do sistema operacional, os usuários terão que esperar até que o Android Q seja lançado oficialmente para obter um gravador de tela nativo em seus smartphones. No entanto, alguns OEMs já incorporaram o recurso em seu software.
Com ele, você pode programar a duração da gravação antes de começar, contar com várias ferramentas de edição e ainda encerrar o vídeo sem precisar apertar nenhum botão. Sem contar que ele é um dos únicos apps para gravar tela que fazem transmissão ao vivo, recurso disponível na versão premium.
O ADV Gravador de Tela é o que possui o layout mais simples de usar. Tanto que parece que ele é nativo do aparelho, já que não mostra anúncios nem trava. Com ele, você pode criar sua própria marca d'água com o tamanho e as cores que quiser, sem precisar pagar por isso.
A maioria dos apps para gravar tela possui contagem regressiva, que é o tempo de espera para iniciar a gravação depois que você dá o comando. Esse tempo varia entre 3 e 60 s dependendo do aplicativo e permite que você tenha um tempo para se preparar sem ter que cortar o vídeo depois.
Com nota média de 4,6/5 na App Store e mais de 2 mil avaliações, o Go Record é bem recomendado pelos usuários. Apesar de alguns relatarem problemas para gravar a tela em vídeos longos, a maioria afirma que ele cumpre bem a sua função.
Usar o Google Play Games fornece uma solução rápida para basicamente obter a gravação de tela nativa em seu telefone Android. No entanto, em vez de seguir todos esses passos, é melhor usar um aplicativo de terceiros. Existem muitos aplicativos de gravação de tela de terceiros que você pode baixar na Google Play Store. Um deles é o AZ Screen Recorder.
Se você precisa de um gravador de tela para iPhone ou iPad, esta é uma opção a ser considerada. Apesar de ser pago, ele permite teste grátis de 3 dias, então fique de olho. Com ele, você tem várias opções de edição, como incluir filtros de imagem em suas gravações, além de música de fundo e texto.
A maioria dos usuários avalia muito bem o app, que alcança a média de 4,4/5 na Google Play em milhares de avaliações. Na parte de comentários, muitos indicam que o app é excelente e cumpre bem a sua função, mas alguns acham que o editor poderia ser melhor.
Finalizar uma gravação também é bem simples: retorne ao “ilos Screen Recorder” (pode ser até mesmo através do painel de notificações) e toque em “Stop capture” (também no canto superior direito). O aplicativo exibirá logo em seguida o vídeo recém gravado (no formato MP4), e as seguintes operações são então permitidas: