O metabolismo celular é um conjunto de reações químicas de um organismo que objetivam a produção de energia para o funcionamento das células. ... O anabolismo compreende as reações de armazenamento de energia, ocorrendo a síntese de compostos. É a fase sintetizante do metabolismo.
A forma mais básica de regulação metabólica ocorre quando os genes instruem as células a produzir enzimas e regular sua quantidade. ... Em adição aos substratos, as enzimas são frequentemente dependente de outros enzimas e de vitaminas. Mesmo as plantas usam hormônios para controlar o seu metabolismo.
Regulação alostérica, em termos gerais, é qualquer forma de regulação em que a molécula reguladora (um ativador ou inibidor) se liga a uma enzima em algum lugar diferente do sítio ativo. O lugar onde o regulador se liga é chamado de sítio alostérico.
Atividade das enzimas também podem ser regulada por modificações covalentes, tais como a adição de grupos fosfato a resíduos de serina, treonina ou tirosina. A fosforilação é um mecanismo muito comum na regulação da atividade enzimática, a adição de grupos fosfato estimula ou inibe as atividades de muitas enzimas.
Existem três tipos de inibição enzimática reversível: competitiva, não competitiva e incompetitiva. Esses tipos podem ser distinguidos experimentalmente pelos efeitos do inibidor sobre a cinética de reação da enzima.
Os zimogênios são enzimas proteolíticas inativas, que são convertidas em suas formas ativas em locais diferentes de onde foram sintetizados, através da ação de enzimas proteolíticas. ... Exemplo ocorre na pancreatite aguda, onde há a síntese das enzimas digestivas já em sua forma ativa, ocasionando na lesão do órgão.
Um zimógeno ou pró-enzima é um precursor enzimático inactivo. Um zimógeno requer uma alteração bioquímica (tal como uma alteração de conformação ou uma reacção de hidrólise que revele o seu sítio activo) para que se torne numa enzima activa.
Os zimogênios são necessários para que possam atuar no local correto em que possam atuar e no local correto em que são necessários e no momento certo. Imagine uma Pepsina (ENZIMA DIGESTIVA QUE E PRODUZIDA PELA PAREDES DO ESTOMAGO, ONDE E ATIVADA PELO SUCO GASTRICO).
A tripsina é um tipo de enzima que age nas proteínas que se encontram no quimo (massa de aspecto branco leitoso que corresponde ao bolo alimentar depois de no estômago se juntar com ácido clorídrico (HCl), que dilacera as fibras musculares, e pepsina, que quebra as proteínas em peptídios mais simples) dentro do ...
A tripsina só é ativa em locais da cadeia proteica que apresentam os aminoácidos lisina e arginina, que são os menores aminoácidos dentre os 20 tipos. ... A quimotripsina quebra a proteína em pedaços um pouco maiores que a tripsina em posições que contêm aminoácido como a fenilalanina, tirosina e triptofano.
O pâncreas produz proteases em forma inativa, que só são ativadas quando chegam ao intestino, onde o precursor inativo, o tripsinogênio se converte na forma ativa tripsina pela ação da enteropeptidase, uma enzima secretada pelo intestino.
Amilase alta O aumento dos níveis de amilase no sangue podem estar alterados devido ao comprometimento da glândula salivar, devido a inflamações como a parotidite, por exemplo, ou devido a problemas relacionados ao pâncreas, como no caso da pancreatite aguda e crônica.
O exame de lipase é feito em conjunto com outros exames de sangue, inclusive amilase, e pode confirmar o diagnóstico de problemas no pâncreas. Geralmente a amílase e o lipase são elevados durante a pancreatitie aguda. A lipase do soro pode permanecer ligeiramente mais elevado do que a amílase por um período.