A sociedade cooperativa consiste na reunião de pessoas que apresentam interesses comuns com o intuito de desempenhar tarefas e serviços sem fins lucrativos, apenas visando a benefícios maiores para todos os membros. O funcionamento da cooperativa é regido pela Lei nº 5.
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Além disso, há outras vantagens relevantes, como as que citamos a seguir.
Com origem nos tempos da Revolução Industrial, o cooperativismo é um modelo que não para de crescer e disseminar-se pelo mundo afora. A proposta é alternativa a modelos tradicionais como o capitalismo ou o comunismo; baseando-se no esforço comum de um grupo para alcançar benefícios também comuns a todos.
“Ser extensionista é desenvolver um trabalho que vai muito além da mera orientação técnica agronômica. Ser extensionista é acreditar no potencial do produtor rural e abertura para ter amizade com a sua família, participar do seu convívio, dividir problemas, angústias e sucessos.