Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.
Em 1879, o americano Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica incandescente para acabar com esse perigo. ... Na década de 1920, os fabricantes se uniram num cartel e resolveram produzir lâmpadas mais frágeis, que duravam apenas mil horas – 50% menos que a de Edison –, para obrigar as pessoas a trocarem mais.
Em 1880, Edison entregou o primeiro protótipo eficiente em forma de lâmpada. E em 1881, a primeira remessa de 1000 lâmpadas parte da oficina de Thomas, através de um navio e ganham a repercussão internacional. A projeção de vendas foi tão grande que dois anos depois já eram 70.
1879
Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.
Em 1879, o americano Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica incandescente para acabar com esse perigo. Ela desperdiçava 95% da eletricidade, mas acabou ganhando o mundo – e aí veio a ganância. ... Já a velha lâmpada de Edison está perto da morte e deve ser banida do comércio em poucos anos.
A vida sem a lâmpada era muito complicada, afinal, ela ilumina casas, ruas, praças e estações. Para se entreterem naquela época, as pessoas visitavam seus amigos em suas casas, tocavam músicas, declamavam poemas e contavam histórias. ... Em 1879, o americano Thomas Edison inventou sua lâmpada. O nome dela é incandescente.
A invenção de Thomas Edison durante a Revolução industrial nos trouxe benefícios. A lâmpada sem dúvidas trouxe qualidade de vida, é por causa dela que conseguimos nos vestir, estudar e trabalhar no período noturno, justamente por causa da sua apresentação. Ela é mais potente que a vela, ilumina melhor e dura mais.
Foi assim que uma simples pergunta - "como funcionam as lâmpadas de luz?" - levou cientistas até as profundidades do funcionamento escondido da matéria, a explorar os componentes subatômicos do nosso mundo e a descobrir fenômenos até então inéditos. Foi assim que se abriram as portas da física quântica.
A vida antes da descoberta da eletricidade não era tão cômoda, pois não havia as facilidades existentes hoje. Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia.
A lâmpada é uma fonte de energia luminosa inventada pelo homem, seu uso é muito comum. Contudo, antes da criação desse dispositivo elétrico, o homem se utilizava de outros meios para obter a iluminação que precisava como, por exemplo, a queima de lenha, a vela e a lamparina, por exemplo.
A lâmpada incandescente transforma a energia elétrica em energia térmica e luminosa. Ela possui um pequeno filamento de tungstênio em seu interior que, ao ser percorrido por uma corrente elétrica, aquece-se e torna-se incandescente, emitindo luz.
Significado de Lâmpada substantivo feminino Utensílio destinado a produzir luz e que serve para iluminar. Tubo a vácuo e de vários eletrodos e que serve, no rádio, para emitir, detectar, ampliar e corrigir as correntes oscilantes; díodo; tríodo; válvula.
Ela é composta por um gás, vapor de mercúrio e pó de fósforo. ... Essa corrente elétrica excita o vapor de mercúrio e o faz emitir luz ultravioleta, que por sua vez é absorvida pelo pó de fósforo e transformada em luz branca visível.
mercúrio
A lâmpada incandescente possui em seu interior um pequeno filamento de tungstênio. Quando uma corrente elétrica passa por ele, aquece os átomos que o compõem, gerando luminosidade. Durante esse processo, grande parte da energia elétrica é transformada em calor.
Tipicamente a temperatura de operação de um filamento de tungstênio fica entre 2 200 °C e 2 700 °C (em algumas lâmpadas especiais pode atingir 3 120°C).