SOLUÇÃO DE FENOLFTALEÍNA (C20H14O4) a 1 % (m/v) Preparo da solução indicadora: Pesar cerca de 1 g de fenolftaleína p.a. e dissolver em 100 mL de solução de álcool etílico (C2H5OH) a 95 % (v/v). Conservar sob refrigeração. Intervalo de viragem: pH 8,2 a 9,8, passando de incolor a vermelho.
O repolho roxo contém substâncias em seu extrato que são capazes de alterar sua coloração de acordo acidez em que se encontram. Por conta disso, o extrato do repolho roxo pode ser utilizado como indicador de potencial hidrogeniônico (pH) natural, pois varia sua coloração de acordo com pH da solução.
Por conta disso, o extrato do repolho roxo pode ser utilizado como indicador de pH, pois a antocianina que o compõe varia de acordo com pequenas alterações do pH da solução. À medida que se tem diferentes proporções dessas estruturas (cátion, base e ânion cianina), se tem diferentes colorações./span>
Entenda por que o suco mudou de cor O repolho roxo - assim como muitas plantas - possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases. Mas o que são ácidos e bases?/span>
O experimento realizado com indicador natural de repolho roxo tem como objetivo produzir indicadores naturais de ácido – base, mostrar a troca de coloração com alteração do pH , observar as cores diferentes de cada solução.
Funciona quase como uma compressa fria, porém com alguns benefícios a mais: vasoconstrição local, com diminuição do fluxo sanguíneo, diminuição do edema e melhor drenagem linfática!/span>
👉 O repolho verde possui mais ácido fólico e vitamina A, que ajuda na visão e na vitalidade do cabelo e da pele. 👉 Já o roxo é rico em antocianina, pigmento que também está presente na beterraba e na berinjela que lhe dá essa coloração característica.
Existem basicamente dois tipos de repolho à venda no mercado brasileiro, o roxo e o branco, A diferença entre eles está na presença de antocianina, um pigmento natural que tem propriedades antioxidantes, além de muita vitamina C e E./span>
Tanto o repolho roxo quanto o branco possuem os mesmos benefícios, no entanto o repolho roxo possui maior concentração de fósforo e selênio, enquanto que o repolho branco é mais rico em vitamina A e ácido fólico, por exemplo.
Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o cálcio, fósforo e enxofre.
Ajuda na coagulação sanguínea: A vitamina K é essencial no processo de coagulação sanguínea. Isto porque ela ajuda as proteínas a se transformarem em substâncias que contribuem para a coagulação correta do sangue. Por isso, esta vitamina também contribui para melhor cicatrização.