EQST

Como Fazer Uma Intervenço Farmacutica?

Como fazer uma intervenção farmacêutica?

O paciente é o foco da intervenção, e por isso é necessário que o farmacêutico faça uma coleta de informações sobre ele antes de avaliar a prescrição em si. Dessa forma, o farmacêutico consegue ter uma visão geral do paciente e levar em consideração essas informações ao analisar a terapia medicamentosa.

O que é duplicidade terapêutica?

Ou seja, casos em que paciente, em geral, não sabia qual prescrição seguir ou tentava retirar os medicamentos de ambas as prescrições, quando eram constatadas duplicidade terapêutica ou prescrições do mesmo fármaco em doses diferentes.

Quais são os erros de medicação?

Erro de medicação é qualquer evento evitável que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Isso significa que o uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e não importa se o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.

Quais as principais causas de erros de medicamentos?

Os resultados demonstraram que os principais erros de medicação que ocorrem em hospitais são forma farmacêutica e doses incorretas, ausência de orientação a respeito de medicamentos, falta de identificação do paciente, omissão de medicamento prescrito, dispensação de medicamento não prescrito e medicamento dispensado ...

O que é dupla checagem de medicamentos?

A dupla checagem é a conferência e registro dos dados do cliente e do medicamento por dois profissionais, de modo independente e simultâneo.

Quais são os medicamentos de dupla checagem?

Resultados: O processo de dupla checagem é realizado por dois auxiliares de enfermagem, e/ou pelo enfermeiro juntamente com o auxiliar de enfermagem responsável pelo paciente em cada turno de trabalho, abrangendo todo o processo de preparo, administração e checagem, para as seguintes medicações de alta vigilância: ...

O que é checagem de medicamentos?

Checagem de medicação é o procedimento realizado quando ocorre a administração da medicação, ou seja, o registro no prontuário do paciente que a medicação prescrita pelo médico foi administrada.

Quais medicamentos precisam de dupla checagem?

Para medicamentos administrados por profissionais em treinamentos admissionais. Para nutrição parenteral, enteral e quimioterápicos. Para medicamentos sob controle especial, como os narcóticos. Outros critérios.

Quais são medicamentos de alta vigilância?

Medicamentos potencialmente perigosos, também denominados medicamentos de alta vigilância, são aqueles que apresentam risco aumentado de provocar danos significativos aos pacientes quando há falhas na sua utilização.

Como fazer checagem de medicação?

f) Para a checagem das medicações, utilizar caneta de cor azul ou preta nos turnos da manhã e da tarde e na cor vermelha no turno da noite ou conforme padronização do serviço de enfermagem.

Quais os requisitos que Deve-se observar em uma receita médica antes de se dispensar o medicamento?

As prescrições e notificações de receita devem estar preenchidas de forma legível, sendo a quantidade em algarismos arábicos e por extenso, sem emenda ou rasura. A farmácia ou drogaria somente poderá aviar ou dispensar quando todos os itens da receita e da Notificação de Receita estiverem devidamente preenchidos.

Como deve ser feita a dispensação de medicamentos?

Acompanhe o artigo a seguir e saiba como dispensar um medicamento da melhor forma.

  1. Primeiro passo da dispensação de medicamentos: acolhimento.
  2. Segundo passo: avaliação da prescrição.
  3. Terceiro passo: avaliação do tratamento.
  4. Quarto passo: final do atendimento.

O que deve constar na receita de controle especial?

A Receita de Controle Especial e a Notificação de Receita devem estar preenchidas de forma legível, com a quantidade escrita em algarismos arábicos e por extenso, sem emenda ou rasura. Tam- bém devem estar preenchidos o nome e o endereço completo do paciente e a data de emissão.

Quais são os tipos de notificações e receitas?

Notificação de Receita

  1. Notificação de Receita A (amarela) A Notificação de Receita A deve ser utilizada para medicamentos e substâncias das listas A1, A2 e A3. ...
  2. Notificação de Receita B (azul) ...
  3. Notificação de Receita B2 (azul) ...
  4. Notificação de Receita Especial de Retinoides Sistêmicos. ...
  5. Notificação de Receita Especial da Talidomida.