Passo a passo: 1 – Pegue uma folha dupla de papel jornal e dobre uma ponta, formando um losango. Corte-o nesse formato. 2 – Dobre as duas pontas, unindo-as ao meio. E dobre também a parte de cima para trás.
Abra o losango e faça um furinho em cada uma das pontas no sentido horizontal. Dobre as duas pontas, unindo-as ao meio. E dobre também a parte de cima. Passe fita adesiva nas pontas, faça um furinho com palito de dente e prenda-as com um pedaço de linha, deixando um pouco frouxo.
No Brasil, empinar pipas é uma brincadeira muito popular entre crianças e jovens, nos meses em que há mais vento (por exemplo, em agosto, na região Sudeste). Em diferentes regiões do país, a pipa é conhecida por outros nomes, como papagaio, pandorga, quadrado, arraia e barrilete.
3) Faça um arco com o outro palito e cole-o cruzando por cima do palito que já está colado. 4) Faça dois furinhos no lugar onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado). 5) Passe a linha pelos buracos e, sem cortá-la, dê um nó. Amarre a linha para puxar a pipa a partir do nó.
CAUSA: Provavelmente é pesada demais ou tem resistência excessiva devido ao ângulo quase perpendicular ao vento. SOLUÇÃO: Diminuir a rabiola e verificar se o estirante central não está muito curto ou esperar ter mais vento.
COLUNISTAS
Como fazer uma pipa águia
Deve-se cortar o bambu com uma faca em finas tiras, a partir das quais será feita a estrutura da pipa. Se não puder encontrar bambu, use hastes de madeira estreitas, daquelas vendidas em lojas de materiais artísticos. Mas não custa reforçar: a tradicional pipa chinesa é feita de bambu.