Para calcular o Índice de Endividamento é preciso saber o total de capital de terceiros (passivos de curto e de longo prazo), e dividir pelos ativos da empresa. Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para obter o valor percentual.
O Índice de Endividamento Geral (EG) é capaz de medir a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo. Na verdade, o cálculo é bem simples: basta dividir o valor total das dívidas – de curto e longo prazo – pelo total do ativo.
Em relação ao prazo para o pagamento das dívidas, existem dois tipos: Endividamento a Curto Prazo: normalmente utilizado para financiar o Ativo Circulante. Endividamento a Longo Prazo: normalmente utilizado para financiar o Ativo Permanente.
A imobilização do patrimônio líquido (também conhecida como imobilização do capital próprio ou pela sigla IPL) é um indicador contábil que demonstra o quanto dos recursos a empresa aplica no ativo permanente.
Os bancos dispõem de uma estrutura complexa (cobradores, gerentes, advogados, departamento de negociação) para tratar a dívida de seu cliente, em contrapartida a empresa muitas vezes tem apenas o empresário ou o Gerente/Diretor Financeiro para defendê-la nesse “impasse”.
A má administração das finanças pessoais é uma das principais causas do endividamento das famílias. Quando alguém não sabe muito bem o quanto ganha e o quanto gasta administrar as finanças pessoais passa a ser uma tarefa muito difícil, para não dizer impossível.
Também, constam as informações de abertura do endividamento bancário das empresas, que são dados fornecidos pelos próprios clientes em relação a operações de crédito com outros bancos, como valores de operações, prazos, garantias e saldo devedor.
O balanço patrimonial é a demonstração da vida financeira da empresa em um dado momento. Para isso, os valores são agrupados em contas e sua ordem é determinada pela liquidez.
O balanço patrimonial de uma empresa pode ser baixado no site da Bovespa na parte de empresas listadas. Em seguida você escolhe pela primeira letra a empresa a qual quer ver o balanço e em seguida escolha Relatórios Financeiros. Nos relatórios financeiros você vai encontrar informações trimestrais e anuais.
No relatório em seu lado esquerdo ficam os Ativos da empresa e do lado direito os Passivos e o Patrimônio Líquido. A sua situação é sempre de equilíbrio, onde os Ativos são iguais ao montante de Passivos. Os valores são agrupados em contas para facilitar a análise e a sua ordem é determinada pela situação de liquidez.