Acomode-se em uma posição bem confortável, deitado ou sentado (em caso de exteriorização nos cômodos da casa, pode-se exteriorizar percorrendo os mesmos). Agora inspire profundamente… e expire. Iniciar exteriorização, Sinta o fluxo de energias passando pelos seus braços, até as palmas das mãos.
Ele pertence ao mundo físico e está sujeito às leis e estruturas deste mundo, e em cada momento da vida humana muito da atividade do ser humano é calculável, tal como as reações químicas, biológicas, psicológicas e sociológicas, bem como a sua existência como um corpo em movimento no espaço físico.
Toque adulto Nas situações de angústia e tensão, é o contato físico que vem ao nosso socorro. O abraço relaxa e acalma, desacelera a frequência cardíaca e a pressão arterial. Um simples aperto de mão dá confiança — e nos tempos primitivos também indicava que o outro estava desarmado (literalmente).
"Uma das principais características do ser humano é a comunicação. A comunicação, em todos os sentidos, verbal, gestual, escrita, diz Josefina, sempre fez parte do ser humano, desde o homem da caverna. ...
Ser humano é ser social, empático por outros da mesma espécie e de outras espécies (animais domésticos, por exemplo). ... O Homo sapiens, o ser humano, é a espécie mais social, já que compartilhamos trabalho, garantimos a nossa sobrevivência e construímos relações.
Em Agostinho o homem é dotado de dignidade por ser criado segundo a imagem e semelhança de Deus. ... Santo Agostinho, grande filósofo e teólogo, nos dá uma concepção do que é o homem. Na antropologia agostiniana, o homem é tido como uma unidade, não havendo separação entre alma e corpo, mas o ser como totalidade.
O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus. Para que possamos compreender a possibilidade do homem conhecer a verdade segundo o Filósofo, não podemos nos omitir do estudo do conhecimento de Deus.
Segundo Agostinho, é impróprio afirmar que os tempos são três: passado, presente e futuro. Entretanto, convém dizer que os tempos são três: presente das coisas passadas, presente das coisas presente e presente das coisas futuras. 9 Há diversas terminologias para o termo “alma” na filosofia agostiniana.
Todo o homem possui a centelha divina. Como diz São Paulo: “Não há judeus, nem grego, nem escravo, nem homem livre, nem homem, nem mulher: todos sois um no Cristo Jesus”. Essa é a Teoria da Iluminação de Santo Agostinho.