Como fazer bacalhau caseiro? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Escorra e arrume os filés em uma assadeira de modo que os filés não fiquem um em cima do outro.
Coloque a assadeira descoberta na geladeira e deixe de um dia para o outro.
No dia seguinte, desfie e aplique em qualquer receita de bacalhau.
Mais itens...
Como fazer a salga do peixe?
Passe sal grosso em toda a superfície do peixe com as mãos. Para cada quilo, calcule 1 xícara de sal. Coloque o peixe sobre uma grade, dentro de uma assadeira. Leve à geladeira coberto com filme plástico, de um dia para o outro.
Como colocar peixe para secar no sol?
Escolha o local adequado para secar o peixe. A secagem funciona melhor em baixa umidade e requer uma área protegida de animais, poeira e luz solar direta.
Como secar peixe na geladeira?
Leve à geladeira coberto com filme plástico, de um dia para o outro. Durante essa etapa, ele vai soltar bastante água. Escorra, retire a grade e deixe o peixe direto na assadeira. Volte à geladeira por mais dois dias, virando as postas a cada dia e polvilhando com mais sal (grosso ou fino).
Qual tipo de peixe se faz bacalhau?
Não existe uma espécie de peixe chamada bacalhau. Na verdade, damos o nome de bacalhau a peixes específicos depois de um processo de salga e secura. Mas atenção! Somente podem ser chamadas de bacalhau as espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac.
Como secar peixe com sal?
Mergulhe o peixe em uma solução de um copo de sal em um litro de água fria, por trinta minutos. Escorra o peixe e lave a carne novamente. Cubra o peixe com uma grande quantidade de sal grosso de decapagem. Pressione o sal na carne do peixe para aumentar a aderência, o que ajuda a firmá-la.
Qual melhor peixe para salgar?
Rodrigo Hilbert ensina a salgar o peixe tipo bacalhau: ele dá a dica com a abrótea, conhecido como o bacalhau brasileiro.
Como secar tainha no sol?
Corte a tainha, sem a cabeça, no sentido longitudinal pela parte das costas (espinha). Abra o peixe e retire as vísceras. Coloque-o em um prato raso e salgue-o com sal grosso, deixando descansar por 10 minutos. Escorra o peixe, coloque-o na gaiola e deixe-o exposto ao sol por 9 horas.