A crise economica de 1929 atingiu fortemente o Brasil, em meio a campanha presidencial. A crise arruinou os cafeicultores e deixou muitos trabalhadores sem emprego. Isso contribui para aumentar o descontentamento com o governo de Washington Luís e para elevar a popularidade de Vargas.
Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos: ... Governo Provisório -1930-1934.
Verificado por especialistas Quando o primeiro "mandato" de Vargas estava chegando ao fim (em 1934), Vargas optou por propor uma nova Constituição, de modo que os deputados concordaram em mantê-lo no poder por mais um mandato.
A fase constitucional do governo de Getúlio Vargas ficou marcada pela radicalização da política nacional e pelas tentativas presidenciais de centralização do poder.
O governo Constitucional (ou Constitucionalista) durou de 1934 a 1937 e é considerado a segunda etapa da Era Vargas. O período se inicia com promulgação da Constituição de 1934 e a eleição indireta de Getúlio Vargas para presidente da República pela Assembleia Nacional Constituinte.
Os historiadores dividem a Era Vargas em três fases: Governo Provisório (1930-34), Governo Constitucional (1934-37) e Estado Novo (1937-1945).
As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). Também foram criados o Ministério da Educação e Saúde, bem como o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.