Os primeiros seres vivos que existiram na face da Terra datam de 3,8 bilhões de anos, e os cientistas os chamam de estromatolitos. Esses primeiros seres vivos eram bem simples. À medida que os anos iam passando, eles iam evoluindo e, a partir deles, outras formas de vida iam surgindo.
Eles, provavelmente, captavam a matéria orgânica disponível e obtinham a energia delas por meio da fermentação.
As características do planeta Terra que tornam possível a vida são a atmosfera, que contém vários gases nomeadamente o oxigénio que é essencial à vida e que também filtra grande parte das radiações ultravioletas do sol, controla a temperatura, e protege-nos dos corpos celestes que possam atingir a Terra, a água líquida ...
Portanto, podemos entender o sistema terrestre como a relação entre os diferentes componentes da litosfera, atmosfera e hidrosfera, com a consequente formação da biosfera. ... Por hidrosfera conceitua-se a estrutura de água que compõe o ambiente da Terra, elemento que está presente em 70% da superfície.
Até agora, a Terra é o único planeta com vida comprovada.
Até onde se sabe o planeta em que vivemos é o único do nosso sistema solar em condições de abrigar vida da forma como a conhecemos. Isso acontece porque o planeta possui algumas condições únicas, como 71% de sua superfície coberta por água, placas tectônicas e um forte campo magnético.
Depois da Terra, Marte é o planeta mais habitável do sistema solar, uma vez que está mais próximo do nosso planeta, mas também porque as condições da sua superfície, são as que mais se assemelham à do planeta azul.
Ele está localizado a cerca de 4,2 anos-luz (1,3 parsecs, ou cerca de 40 trilhões de km) de distância da Terra, na constelação de Centaurus. Seu período orbital é de aproximadamente 11 dias. É o exoplaneta conhecido mais próximo do Sistema Solar, bem como o exoplaneta potencialmente habitável conhecido mais próximo.
Kepler-22b, um exoplaneta potencialmente habitável....Lista.
- 97% da água disponível no mundo está nos oceanos, ou seja, é água salgada. - 3% de água doce está distribuída da seguinte forma: - 29,7% aquíferos; ... - 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor-d'água, etc.).
A distribuição da água no Brasil ocorre de maneira irregular, pois há localidades pouco povoadas e com muitas reservas e outras com uma relação inversa. ... A distribuição da água no Brasil é naturalmente desigual, de modo que justamente as áreas menos povoadas do país é que concentram a maior parte dos recursos hídricos.
Menos de 3% da água do planeta é doce, das quais 2.
Apesar de grande parte do planeta ser formado por água, apenas uma pequena parte serve para consumo. A água doce está presente nos vários recursos hídricos e na atmosfera. ... A poluição dos rios causada pela atividade humana, reduz a quantidade disponível para consumo.
Na lista de países que contam com a maior quantidade de água, três da América Latina estão entre os primeiros: Brasil (primeiro), Colômbia (terceiro) e Peru (oitavo). Mas essa abundância de água não é suficiente para todos.
O que aconteceria se a água potável do mundo acabasse? ... Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido. Nos mercados, não haveria carne, pois, se não há água para você, imagine para o gado.
A ÁGUA DOCE É ENCONTRADA NOS RIOS, NOS LAGOS, NAS GELEIRAS, LENÇÓIS FREÁTICOS E NA ATMOSFERA.
Líquido – que podemos encontrar nos oceanos, rios, lagos, lençóis freáticos e chuva. É também este o estado físico que mais usamos no nosso dia-a-dia e que se encontra em maior quantidade no planeta. Gasoso – estado característico de água nas nuvens.