É fundamental que você entenda que um único parágrafo não comporta várias ideias, ou seja, cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia-núcleo. Apresentada a ideia-núcleo, que é a mais importante, você poderá desenvolver ideias secundárias, que logicamente devem dialogar com a ideia principal.
O parágrafo é como uma parte, com sentido próprio, que compõe o todo do texto. Os parágrafos podem ser classificados com base na sua função na estrutura textual. Desse modo, é possível dividi-los nos seguintes tipos: Introdução: parágrafo que se encontra no início do texto.
A estrofe está diretamente ligado ao conjunto de versos em um texto, geralmente de cunho poético, enquanto o parágrafo se refere ao texto, ou seja, ele é o bloco que fragmenta as ideias do texto em camadas.
Converse com os alunos sobre a quantidade de parágrafos que apareceram no texto. Solicite que digam quais foram as palavras que marcaram a sequência dos parágrafos, interligando-os. Peça aos alunos que observem a relação entre as imagens correspondentes a cada tira e as informações no texto escrito.
A paragrafação é a “ação de construir parágrafos”. São os parágrafos que organizam as partes de um texto em prosa (os textos verbais – que usam a palavra escrita – podem ser em prosa ou em poesia, os textos em forma de poesia são organizados em estrofes e versos, e os textos em prosa, em parágrafos e frases).
Quando você inicia outro argumento ou narração de um fato, você está dando início a um novo parágrafo, ou seja, ele é responsável por avisar o seu leitor quando um bloco de ideias está sendo finalizado e quando outro bloco está sendo começado.
As melhores maneiras de começar uma frase
Na escrita de textos, é aconselhado o uso de parágrafos curtos ou médios. Não é aconselhado o uso de parágrafos longos, porque podem provocar a dispersão do leitor. Além disso, é essencial que haja coesão entre os diversos parágrafos de um texto, de forma a que as ideias não estejam soltas e descontextualizadas.