Ao empurrar um carro, por exemplo, a força envolvida é do tipo de contato. Forças de campo: Quando a atuação da força ocorre a distância. A força gravitacional entre a Terra e a Lua e a força de interação elétrica entre dois prótons, por exemplo, são forças que atuam a distância.
As forças de contato, como o próprio nome define, são aquelas em que ocorre um contato direto entre as superfícies dos corpos que estão interagindo (por exemplo, força normal, força de atrito), ou entre o elemento que aplica a força (fio, barra rígida etc.) e o corpo que a recebe.
Essa fórmula pode ser resumida pela equação F = ma, onde F é a força, m é a massa do corpo e a é a aceleração. Com o uso dessa lei, é possível calcular a força da gravidade de qualquer corpo na superfície da Terra usando a aceleração da gravidade conhecida.
A intensidade do campo gravitacional do Sol sobre a Terra, conforme notado anteriormente é apenas 0,06% da intensidade do campo gravitacional da própria Terra em sua superfície. Mas este campo solar é um pouco mais intenso no lado da Terra voltada para o Sol do que no outro lado.
Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.
O campo gravitacional é gerado nas regiões próximas aos corpos que têm massa. Seu valor é proporcional à massa e inversamente proporcional à distância ao centro do corpo.