Delegar bem tarefas traz muitos benefícios, tanto para líderes como para funcionários: ao mesmo tempo em que ajuda os gestores a administrarem sua carga de trabalho e maximizar a produtividade, auxilia os colaboradores a desenvolverem suas habilidades.
Obviamente, conhecer o colaborador não é só saber sobre o seu currículo, mas também entender como aquela pessoa trabalha, quais os pontos positivos dela e onde ela pode se encaixar para que possa oferecer mais valor e uma melhor performance no seu trabalho.
Caso você tenha líderes subordinados a você, procure delegar as tarefas em conjunto com eles. Para isso você pode primeiro definir junto com ele qual é a melhor pessoa para receber a tarefa. E depois, juntos, vocês podem fazer a delegação para a pessoa escolhida.
Por isso, seja paciente, se você escolheu a pessoa certa e está delegando corretamente, ela rapidamente se tornará competente e confiável para executar a tarefa melhor que você no futuro.
É por isso que a delegação é muito mais que uma simples atividade, mas também uma skill que os gestores precisam ter. Com ela é possível construir times mais sólidos que geram resultados melhores.
Um dos benefícios diretos da delegação de tarefas é o aumento de produtividade, porque através dela, a equipe consegue cumprir as etapas dos projetos em menos tempo e produzir em grande escala.
Essa falta de acompanhamento e feedback pode comprometer a qualidade e a eficiência das tarefas, além de prejudicar o desenvolvimento e a confiança da equipe. Vale lembrar que uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEEx) com 150 mil trabalhadores brasileiros de mais de 300 empresas em todo o país, revela que aproximadamente 20% dos trabalhadores entrevistados sentem que não recebem feedback suficiente.
Leia mais: 4 dicas de liderança de equipe para se tornar um gestor com mais eficiência
Nessa abordagem, o líder delega uma tarefa com o objetivo de desenvolver as habilidades e competências de um membro da equipe. Essa forma de delegação é adequada para promover o crescimento e o desenvolvimento profissional.
Porém, a responsabilidade final sobre a tarefa sempre é do líder, ou seja, se as coisas derem errado a culpa será do gestor por ter delegado a tarefa para a pessoa errada, ou por não ter acompanhado a execução, ou por não ter explicado direito etc.
Veja também: 9 ações motivacionais para funcionário que o RH pode usufruir online
Se você quer saber como delegar tarefas com eficiência ou como melhorar o trabalho em equipe, deve pensar como um professor ou professora. Crie um repositório para todo esse conhecimento, torne-o de fácil acesso, com conteúdo escrito, imagens e vídeos para resolver as dúvidas que as pessoas possam ter sobre como executar determinada atividade.
E mais, ao aceitar um trabalho insatisfatório, você assume uma nova carga de trabalho para completar a tarefa. Isso não apenas sobrecarrega você, mas o prejudica a fazer seu trabalho corretamente.
Você pode usar a função de comentários para incluir links de consulta aos documentos de processos que estão disponíveis na sua intranet. Uma boa ferramenta de gerenciamento de projetos oferece a função de notificações/lembretes de forma integrada, para que você não tenha que fazer uma microgestão dos prazos.
Portando, a delegação permite que você faça o melhor uso do seu tempo e habilidades. E ao mesmo tempo, ajuda os membros da sua equipe a crescer e se desenvolverem para alcançar seu pleno potencial na organização.
Depois de delegar, afaste-se. A única coisa que o microgerenciamento faz é adicionar mais tarefas à sua lista de afazeres. O microgerenciamento é frustrante para o funcionário e para a pessoa que delegou e, na maioria das vezes, impede o progresso e os resultados. Há uma linha tênue entre monitorar o progresso e microgerenciar, portanto, tome cuidado para avaliar seu comportamento e garantir que você não passe dos limites sem querer.
[Infográfico] 7 dicas para delegar com sucesso
4 dicas para você avaliar o desempenho da sua equipe
7 dicas para estabelecer uma boa divisão de tarefas no trabalho
O líder é o personagem principal do processo produtivo de uma equipe. ... Isso significa que o líder precisa aprender uma metodologia de administração de tempo para que consiga maximizar suas horas disponíveis e que se torne um exemplo de mudança que queira ser seguido pela equipe.
A função principal de um líder é encorajar a sua equipe a desenvolver a melhoria continua no pensamento e nas ações, é importante que o líder ofereça apoio e treinamento aos membros da equipe, que ensine, que transmita os seus conhecimentos, pois quando isso acontece a organização cresce e prospera ainda mais.
A liderança é fundamental para que o Sistema de Gestão alcance os objetivos visando acima de tudo o funcionamento eficiente de todo o sistema de uma organização, aumentando a satisfação dos clientes, e consequentemente melhorando a lucratividade e visibilidade no mercado.
A liderança por competência proporciona vanta- gens indiscutíveis, como a segurança nas decisões do gestor, uma vasta quantidade de possíveis estratégias a serem tomadas, maior facilidade na detecção e re- solução de problemas ou riscos, assim como oportu- nidades.
Como desenvolver a liderança no trabalho