Como cuidar do bebê prematuro em casa
A incubadora é uma câmara fechada que tem a finalidade de proporcionar um ambiente propício ao amadurecimento dos bebês prematuros ou recém-nascidos. ... Isso significa que indicam minuto a minuto como o organismo do bebê está funcionando.
Estudos mostram que a perda de calor é maior quando o prematuro encontra-se sob calor radiante do que em incubadora, mesmo quando há proteção contra perda de calor [HAHN, 2001]. O uso de uma cobertura de plástico de polietileno sobre o bebê, reduz o consumo de oxigênio e a perda de água.
No caso de recém-nascidos, segundo a Organização Mundial de Saúde, a temperatura normal é entre 36,5 a 37°C. A OMS classifica a hipotermia em três níveis: Hipotermia leve: temperatura entre 36,0 e 36,4°C.
O recomendado é que a temperatura varie entre 22 e 27 graus, o suficiente para oferecer conforto térmico.
Qual é a temperatura normal de um bebê? O bebê que ainda toma leite materno possui uma temperatura corpórea maior do que a de um adulto. Em uma criancinha, o intervalo considerado normal geralmente está entre 36,5ºC, pela manhã e 37,2ºC, pela tarde.
O aumento da temperatura corporal no bebê só deve ser considerada febre quando passa dos 37,5ºC em uma medição na axila, ou 38,2º C no reto. Antes dessa temperatura, só é considerado como sendo apenas uma febrícula, que geralmente não é motivo de preocupação.
Assim, consideramos febre quando a temperatura está acima de 37,5ºC.
Febre: quando procurar o médico?
A febre é uma temperatura corporal elevada. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 38 °C, conforme medida com um termômetro na boca ou mais alta que 38,2 °C, se medida por um termômetro no reto.
“Os recém nascidos transpiram pela cabeça, a região mais quente do corpo deles. Isso acontece principalmente durante a amamentação, quando o bebê faz força para sugar o leite”, explica o pediatra e neonatologista Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo.
"Trata-se de uma reação prolongada aos fatores de estresse que geram uma sensação muito forte de exaustão, ineficácia e falta de realização que culmina em desligamento do trabalho. A pessoa sente estar além dos limites e sem mais recursos físicos ou emocionais.
O mais preocupante é quando a febre acontece devido a uma infecção com vírus, fungos ou bactérias, e nesse caso, o mais comum é a febre surgir rápido e alta, e não ceder com medidas simples acima citadas, sendo necessário o uso de medicamentos.