Como contabilizar ativo fiscal diferido? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Um ativo fiscal diferido deve ser reconhecido para o registro de prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados na medida em que seja provável que estarão disponíveis lucros tributáveis futuros contra os quais os prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados possam ser ...
O que é ativo e passivo fiscal diferido?
Veja como eles funcionam: Passivo fiscal diferido: é referente ao valor do imposto que será cobrado sobre o lucro futuramente. Ativo fiscal diferido: está relacionado ao valor do imposto que será cobrado, levando em consideração o lucro recuperável no futuro.
O que é um ativo fiscal?
Ativos Fiscais, ou Ativos Fiscais Diferidos, são valores de tributos recuperáveis em exercícios futuros sobre os lucros relacionados a diferenças temporárias e compensação futura de prejuízos fiscais ou créditos fiscais.
Quando um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido?
De acordo com o item 58, mudanças subsequentes no passivo fiscal diferido devem ser reconhecidas no resultado como despesa (receita) de tributo diferido. (b) no momento da transação não afeta nem o lucro contábil nem o lucro tributável (prejuízo fiscal).
O que é um passivo diferido?
O passivo fiscal diferido é o valor do imposto a ser cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis.
O que é diferido passivo?
Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis. (c) compensação futura de créditos fiscais não utilizados.
Como contabilizar diferido?
Durante o novo exercício ou quando o lucro se tornarem tributáveis, é preciso que o valor contínuo da conta prevista para o imposto diferido seja transferido para a conta de Provisão do IR no Passivo Circulante. Desta forma, o resultado de determinado período não será alterado.
Quando contabilizar imposto diferido?
Dessa forma, o imposto diferido entra como um formato de apuração ideal para a contabilidade que privilegia o regime de competência. O fator indispensável para ele ser utilizado é que o lucro a ser tributado é contabilizado em regime de caixa (creditado em conta) apenas no ano seguinte ou mais de um ano.
O que é ativo fiscal corrente?
Reconhecimento de passivos e ativos fiscais correntes Se o valor já pago relacionado aos períodos atual e anteriores exceder o valor devido para aqueles períodos, o excesso deve ser reconhecido como ativo.
O que é ativo diferido exemplos?
Ainda segundo a Lei 6.404/76, trata-se de Aplicação de Recursos em gastos de implantação e pré-operacionais, por exemplo, podemos citar: pesquisa e desenvolvimento de produtos; gastos de implantação de sistemas e métodos e gastos de reorganização.
Que situações dão origem ao reconhecimento de ativos ou passivos por impostos diferidos?
A maioria dos passivos e ativos fiscais diferidos surge da inclusão de despesa ou receita no lucro contábil em um período diferente daquele em que é tributável ou dedutível. A contrapartida desse diferimento deve ser reconhecida na demonstração do resultado.
O que é um passivo fiscal diferido?
O passivo fiscal diferido é o valor do imposto a ser cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis.
O que é um imposto diferido?
Imposto diferido através da contabilidade O passivo fiscal diferido é o valor do imposto a ser cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis.
O que é um tributo diferido?
Tributo a pagar (recuperável), referente ao lucro tributável (prejuízo fiscal) para períodos de declaração futuros, em decorrência de transações ou eventos passados.
Como contabilizar passivo diferido?
Como é feita a mensuração disso? Os ativos e os passivos fiscais diferidos devem ser quantificados às alíquotas de impostos que se espera aplicar no período de realização do ativo ou liquidação do passivo, usando-se valores de impostos em vigor na data do balanço.
Como se formam os ativos e passivos fiscais diferidos?
19.2.3.24 – A maioria dos ativos e passivos fiscais diferidos surge da inclusão de receita ou despesa no lucro contábil, em um exercício diferente daquele em que é tributável ou dedutível, devendo a contrapartida desse diferimento ser reconhecida na demonstração do resultado do exercício.
O que é imposto de renda diferido ativo?
Isso quer dizer que, haverá o adiamento do imposto no momento em que, todos ou alguns custos ou despesas já foram apurados durante o exercício e, agora somente serão deduzidos com a finalidade de Imposto de Renda posteriores. ...