EQST

Qual O Nome Cientfico Do Piolho?

Qual é o nome científico do piolho?

Existem três tipos de piolho que parasitam o homem: o piolho da cabeça (Pediculus humanus capitis), o do corpo (Pediculus humanus corporis ), popularmente chamado de 'muquirana', e o da região pubiana (Phthirus pubis), conhecido como 'chato'.

Qual o tratamento da pediculose?

O tratamento de escolha da pediculose (piolho) é feito com permetrina 1% (emulsão ou loção 60 mL). Orienta-se lavar os cabelos com shampoo normal (não usar condicionador) e secar com auxílio de uma toalha.

Quantas pernas tem o piolho?

Os piolhos têm seis patas que lhes permitem fixar-se ao cabelo e vivem exclusivamente no couro cabeludo humano.

O que pode causar o piolho?

A pessoa com piolho sente uma coceira intensa no couro cabeludo. Ao coçar, podem surgir feridas no couro cabeludo, devido à infestação. Nos casos mais graves, onde não há controle da pediculose, o paciente pode desenvolver anemia em decorrência da condição.

Quais são os cuidados de enfermagem para pediculose?

Deve-se fazer a retirada manual das lêndeas, com pente fino, a cada 2 a 3 dias, até a completar remoção de todos os ovos. Esse processo pode ser realizado no cabelo úmido com auxílio de um condicionador. últimos 2 dias, roupas de cama e toalhas devem ser lavadas com água quente ou passadas com ferro.

O que fazer quando os piolhos são resistente?

Actualmente, a permetrina, substância química extraída das flores do crisântemo, é o principal produto usado no tratamento contra os piolhos. É um dos insecticidas disponíveis mais seguros e pode ser encontrado em shampôos e em outras loções vendidas sem prescrição médica.

Onde vivem os piolhos?

Os piolhos são parasitas sugadores de sangue que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos. São pretos e sem asas e ficam caminhando pelo couro cabeludo. São mais difíceis de identificar do que as lêndeas, os ovos do piolho (pontinhos brancos que ficam agarrados nos fios de cabelo).

Quais são as principais características do piolho?

Os piolhos possuem corpo achatado dorsoventralmente, pernas robustas e garras que agarram firmemente os pelos, cabelos ou penas, são desprovidos de ocelos e asas (são secundariamente ápteros) e a coloração do corpo varia de bege claro a cinza escuro, mas eles podem ficar mais escuros após se alimentarem.

Quantos piolhos tem dentro de uma Lendia?

Quantos piolhos nascem de uma lêndea? O piolho vive em média 30 dias e coloca cerca de dez ovos por dia. Isso significa que um piolho é capaz de reproduzir de 150 a 300 lêndeas, que levam cerca de dez dias para sair do ovo. Cada uma das lêndeas produz um piolho e assim o ciclo se repete até a realização do tratamento.

Quais os cuidados de enfermagem relacionados a pediculose e orientações para família?

Deve-se fazer a retirada manual das lêndeas, com pente fino, a cada 2 a 3 dias, até a completar remoção de todos os ovos. Esse processo pode ser realizado no cabelo úmido com auxílio de um condicionador. últimos 2 dias, roupas de cama e toalhas devem ser lavadas com água quente ou passadas com ferro.

É normal ter piolho?

A pediculose é mais comum em crianças em idade escolar, sendo ocasional o encontro de piolho em adultos. Ao contrário do que muitos acreditam, piolhos não são sinal de má-higiene pessoal. É um mito acreditar que eles prefiram cabelos sujos.

Qual a diferença entre piolho e lêndea?

Lêndea é o ovo do piolho, que é um pequeno inseto pertencente à ordem Phthiraptera, subordem Anoplura. Piolhos parasitam mamíferos e aves. Das 532 espécies da subordem Anoplura, apenas uma espécie (Pediculus humanus) pode parasitar o homem - especialmente as crianças.