Deve-se aguardar o registro do andamento “CA expedido”. Após esse andamento, o CA é divulgado na internet. Caso o CA tenha sido gerado no sistema há mais de 10 dias e sem que haja registro do andamento “CA expedido”, pode-se entrar em contato pelo e-mail [email protected]mte.gov.br, a fim de verificar o ocorrido.
Conforme você pode ver na imagem do site do MTE na Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT. Assim, é possível visualizar todas as informações do EPI, como fabricante, validade, descrições e até mesmo contra quais os riscos aquele equipamento de segurança irá proteger o trabalhador.
Ministério do Trabalho e Emprego
acesse o site da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho; escolha a opção “EPI – Equipamentos de proteção individual”; clique em “Certificado de Aprovação – Consulta Certificado de aprovação (CA)”; preencha os dados pedidos.
CA é a sigla para Certificado de Aprovação, que é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que identifica Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que estejam em conformidade com as exigências da NR 6 – Equipamento de Proteção Individual.
O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.
De extrema importância dentro das empresas, o Certificado de Aprovação é um documento que o Ministério do Trabalho e Emprego expede para garantir a qualidade e funcionalidade de um determinado equipamento de proteção individual – EPI.
CA é a sigla para Certificado de Aprovação, que é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que identifica Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que estejam em conformidade com as exigências da NR 6 – Equipamento de Proteção Individual.
Como é feita a consulta do certificado de aprovação?
O Certificado de Aprovação – ou simplesmente CA – atesta a qualidade do EPI. De responsabilidade do Ministério do Trabalho, o CA só é emitido após o EPI ser aprovado em uma série de testes específicos junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
As botas VENTO com CA - Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual do Ministério do Trabalho - garantem conforto, segurança e estabilidade também no ambiente de trabalho.
O Certificado de Aprovação – CA – é importante para Fabricantes, Revendedores, Distribuidoras, Empregadores e Trabalhadores, pois garante que o EPI foi testado por laboratório competente e aprovado segundos as normas de segurança e saúde do país.
cinco anos
Validade do EPI
Verifique na figura 1, a posição correta do Capacete para efetuar a leitura da data de fabricação. Nesta figura o datador indica que o Capacete foi fabricado no ano de 2003 na décima terceira semana. Nota: Esta data de validade se aplica somente para capacetes marca e modelo MSA.
5 anos
O fato é que ele existe e, geralmente, vem etiquetado na parte interna do capacete. A maioria dos fabricantes determina um prazo de 3 anos, desde a data de fabricação do equipamento, em função do desgaste decorrente do tempo de uso, mas esse tempo pode variar.
Entretanto, o cinto de segurança não tem uma validade, um prazo especificado pelo fabricante. Os cuidados a se tomar com os cintos são: primeiro, toda vez que o cinto for solicitado, ou seja, atuar no momento de um acidente, protegendo os passageiros, eles devem ser substituídos.
Observar com atenção todas as costuras que devem estar em perfeitas condições, sem pontos rompidos ou desgastados. A parte externa de proteção do absorvedor deve estar isenta de furos ou cortes. Partes de fixação do absorvedor não devem estar desgastadas e suas costuras devem estar em perfeitas condições.
Para que a segurança seja efetiva segure e puxe a língua do cinto, lembre-se de verificar se a correia não está torcida. Insira a correia na parte da fivela, e quando ouvir o “click” estará tudo certo. Em seguida, puxe a porção de cintas da fivela para o ombro levemente para longe do seu corpo, logo, solte-a.
Para saber como colocar o cinto de segurança para trabalho em altura da forma correta, é preciso se atentar ao uso do talabarte. O cinto de segurança deve ser utilizado juntamente com o talabarte e/ou trava-quedas, especialmente quando a atividade em altura precisar de uma movimentação maior do profissional.
1,45 m
Paraquedista
O cinto de três pontos é o mais tradicional dos cintos. Ele tem a forma de um Y e envolve o tórax, a bacia e os ombros, é o que mais dá proteção, pois ao sofrer o impacto, a força é distribuída e absorvida por toda a área de contato do corpo humano.
Os principais tipos de Talabarte são:
O andaime deverá ter um pontos de ancoragem intercalados, prumada sim prumada não e piso sim piso não. Adicionalmente é recomendado que nas laterais o andaime possua pontos de amarração em todos os pisos, a partir dos 4 metros de altura.