A Semana de Arte Moderna, também chamada Semana de 1922, foi uma manifestação artístico-cultural que contou com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposições e palestras. O evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo é considerado o marco do Modernismo no Brasil.
Está inteiramente correto considerar como conseqüências da Semana de Arte Moderna: ... e) a formação de uma geração de artistas que romperam com o estilo clássico; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas do estilo Rococó; a formação de grandes exposições de Arte, como a Bienal de São Paulo.
Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. ... Juntos, eles visavam uma renovação social e artística no país e que foi deflagrada pela "Semana de 22".
Consequências da Semana de Arte Moderna de 1922 Houve uma revolução na linguagem artística, já que se obteve uma ruptura com o passado. Certas novidades artísticas surgiram na Semana e se incorporaram à cultura nacional. Um exemplo é a poesia, que antes era apenas escrita, mas passou a ser declamada.
Resposta. A Semana de arte Moderna realizada em 1922 foi a eclosão “de um movimento de independência nacional que vinha de longe”, como bem notou Menotti Del Picchia.
Resposta. Em cada dia, as apresentações foram divididas por tema: no dia 13, pintura e escultura; no dia 15, a literatura; e no dia 17, a música. Ironicamente, alguns dos nomes mais importantes do Modernismo não estiveram presentes na Semana.
August Rodin
Realismo no Brasil e a Literatura A escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade são os principais temas, tratados com linguagem clara e direta.
Abaixo selecionamos nomes que optaram por uma representação escultural naturalista, do corpo humano nu de traços que era considerados perfeitos.