No caso do feijão, por exemplo, você só precisa pré-cozinhar os grãos na panela de pressão (deixe no fogo em um período de 30 a 40 minutos) e, depois, é só esperar esfriar, colocar num pote de plástico e botar para congelar.
Nunca coloque os alimentos ainda quentes no congelador, pois, além de facilitar o armazenamento de água junto ao alimento, isso irá elevar o consumo do aparelho. Mantenha sempre o freezer a -18ºC ou menos.
Evite colocar os alimentos ainda quentes Além de perderem a textura original, correm o risco de azedar. Por isso, é necessário deixar que esfriem, com ou sem a ajuda do congelador. "Para um resfriamento rápido, a dica é colocar o recipiente no freezer por uns 20 minutos.
É preciso esperar o alimento resfriar antes de congelá-lo Mito. ... O ideal é exatamente o oposto: congelar a refeição ou o alimento ainda quente. Isso vai, inclusive, determinar o tempo de duração no seu freezer. Esperar a sua comida esfriar em cima da pia pode deixá-la mais exposta.
A travessa de vidro pode ir ao forno? Sim! Mas tenha o cuidado de verificar se a travessa não está gelada nem molhada, pois o choque térmico com a alta temperatura do forno preaquecido pode danificar o vidro da travessa.
O papel alumínio é um grande aliado na hora de preparar alimentos no forno.
A ASSADEIRA DE VIDRO é indicada para o cozimento em todos os modos. Pode também ser usada como prato para servir.
Não colocar os seguintes materiais no forno: papel, papelão, plástico e produtos similares. ... Alimentos muito grandes, pacotes embrulhados em papel alumínio e utensílios de cozinha não devem ser colocados no forno, pois isso pode causar incêndio ou choque elétrico.
Ideal para ser utilizada em fornos elétricos ou a gás, a forma de alumínio também é oferecida em uma versão antiaderente, com revestimento em teflon, que impede que os alimentos grudem no fundo da forma de alumínio e garante bolos, tortas e pratos perfeitos na hora de desenformar.
O prepara natural do alimento Não experimente nunca colocar plástico dentro do forno elétrico, pois ele irá derreter e depois para limpar vai ser um sacrifício. Sem contar que o plástico derretido pode comprometer seu funcionamento e ainda deixar um cheiro desagradável na cozinha.
Forno: Não. Os produtos Copobras de Polipropileno (plástico) não podem ser utilizados em forno convencional, pois o calor do forno derrete o plástico e você pode acabar perdendo todo o seu alimento.
Coloque a comida num recipiente que possa ir ao forno. Cubra-a com papel-alumínio e aqueça em forno baixo. O tempo varia de acordo com o seu forno e a quantidade de comida, Uma dica: para que o alimento não resseque, coloque outro recipiente com água dentro do forno.
Fornos elétricos tem a mesma função dos microondas ou dos fornos a gás tradicionais, mas com capacidade muito mais rápida de preparo dos alimentos. Ele se diferencia dos microondas porque podem preparar bolos, assar carnes, coisas que não são adaptáveis ao outro eletrodoméstico.
Lave o feijão rapidamente e coloque na panela de pressão com 1 litro de água (5 a 6 xícaras). Leve a panela ao fogo alto e deixe 20 minutos após começar a sair a pressão.
Acrescente 1 concha de feijão com um pouco de caldo e amasse os grãos com a ajuda de uma colher ou da própria concha - este purezinho ajuda a engrossar o caldo do feijão! Deixe no fogo até o caldo fiçar no ponto desejado (quanto mais tempo, mais grosso fica). Quer caprichar?
Use a frigideira para re-aquecer as panquecas. Aqueça em fogo médio-baixo e borrife um spray antiaderente de cozinhar. Ponha as sobras de panqueca em uma única camada, deixe que esquentem virando ocasionalmente. Cuide para que não fiquem muito queimadas.
Para quem tem mais pressa, a melhor forma de descongelar o feijão é colocando-o direto na panela com um pouco de água. Como está pronto só vai precisar aquecer bem. Você pode guardar o feijão cozido, mas sem tempero, e temperar apenas quando for esquentar, assim, fica com sabor mais fresquinho.