Conversão à direita
Se a via permitir essa manobra, você pode realizar o retorno de 3 pontos da seguinte forma: primeiramente, sinalize a manobra à esquerda a ser realizada; depois, vá até o meio da pista e pare o veículo, virando o volante todo para o lado esquerdo.
Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, o Código de Trânsito Brasileiro determina que as faixas da direita são destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte. As faixas da esquerda são destinadas: a) aos veículos de carga especiais.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ...
Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente à da direita.
80 Km/h
Resposta. Resposta: Porém, no Brasil, existem situações onde não há sinalização. Para este caso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece os seguintes limites: nas vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais.
A legislação atual determina que a velocidade mínima de uma via é igual à metade da velocidade máxima estabelecida para ela, sem fazer distinção quanto ao tipo de via, seja ela rodovia, via rápida, arterial, coletora ou local.
40 km/h
O instrutor de trânsito Daniel Oliveira explica que a velocidade mínima é sempre a metade da velocidade máxima permitida: “Por exemplo, numa rodovia, onde a velocidade máxima permitida é de 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas, a velocidade mínima é de 55 km/h”.
100 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas; 90 km/h para os demais veículos.