solo humífero
Solo solto é o mais adequado para o plantio e traz facilidade para o cultivo de hortaliças. Isso facilita não só o preparo da terra, mas também o plantio ou transplante de mudas, assim como o próprio desenvolvimento das plantas.
O solo é a camada superficial da Terra e é formado por minerais e matéria orgânica, que vêm da decomposição dos animais e dos vegetais. Ele serve como fonte de nutrientes para as plantas e é um importante elemento na produção agrícola, pois é a partir dele que o homem produz boa parte dos alimentos.
Solos de textura média são os mais indicados e, no caso de ser de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, é recomendável a utilização de áreas já exploradas com plantios sucessivos, enquanto em pastagens degradadas ou em capoeiras finas (macegas) os custos são menores.
Para seu correto cultivo, o terreno deve ser levemente inclinado, para facilitar a marcação das linhas de plantio e favorecer a conservação do solo. A textura deve ser média, porém, solos de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, deve-se optar por áreas já utilizadas com plantios sucessivos.
- Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.
Em um hectare o produtor pode conseguir 12 toneladas ao ano, enquanto o açaí manejado de várzea e o cultivado em terra-firme, sem irrigação, produzem cerca de 5 toneladas anuais por hectare. Seus frutos menores rendem até 30% mais polpa que os materiais tradicionais. Destaca-se também a produção precoce.
Cerca de 90% do açaí comercializado no Pará é produzido durante o período da safra, entre os meses de julho e dezembro.
Planta típica da região Norte, o açaizeiro é a palmeira responsável pela produção do açaí, que é bastante apreciado e consumido no Brasil, especialmente no verão. O fruto do açaí é matéria-prima para a fabricação de sorvetes, picolés, geleias, bebidas e alimentos energéticos.
Produzir o açaí é muito fácil. Em pequena escala, basta adquirir a polpa do produto e adicioná-la em um liquidificador com outros ingredientes para a homogeneização. Graças à alta densidade do produto e devido ao fato de que as polpas vêm congeladas, ele geralmente é servido na hora, nas tigelas que citamos acima.
Xarope de Guaraná e Açucar podem ser adicionado a gosto, caso a polpa de Açai ser pura. MODO DE PREPARO: BATER NO LIQUIDIFICADOR 5 Kg DE POLPA, ATÉ DISSOLVER, ADICIONAR 2 LITROS DE ÁGUA, APÓS ADICIONE A BASE AOS POUCOS NO LIQUIDIFICADOR. BATER POR 4 MINUTOS. ACIONE A CALDA NA MÁQUINA DE SORVETE E BOAS VENDAS.
Primeiramente abra a polpa de açaí congelada e quebre deixando-as como pedras não muito grandes. Coloque só algumas pedras de açaí no liquidificador e também acrescente um pouco de xarope de guaraná. Se você não tiver um liquidificador industrial, vá apertando o botão do liquidificador aos poucos para não quebrar.
Em temperatura ambiente ou direto na calda. Congele com ou sem casca em porções de uso. Pode-se moer ainda congelada ou descongelar à temperatura ambiente. Lave, seque e congele ao natural, com ou sem açúcar.
Você pode bater 100 gramas de polpa de açaí com uma banana e 100 ml de água, assim, ele fica supersaboroso e bem menos calórico. Se quiser adoçar, experimente usar mel em vez de açúcar. Para aproveitar todas as vantagens da fruta para a saúde, preparar esse lanche uma vez a cada três dias é suficiente.
Em casa, o açaí em pó é perfeito para valorizar iogurtes, sorvetes, sucos e smoothies, por exemplo. Para quem trabalha no ramo da confeitaria, a dica é apostar no produto para criar pratos como bolos, recheios e doces de festas.