Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.
A fórmula utilizada para encontrar a corrente que passa pelo resistor (IR) é a corrente que entra no nó, que neste caso é a corrente total (It), vezes a resistência do resistor contrário ao que esteja querendo encontrar o valor da corrente, dividido pela soma de ambos os resistores em paralelo, dessa forma: IR1=I.
Define-se também como fator de potência a relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia esta sendo usada. Um baixo fator de potência indica que a energia paga não está sendo plenamente utilizada.
A unidade de potência no sistema internacional de medidas é o watt (W), em homenagem ao matemático e engenheiro James Watts que aprimorou a máquina à vapor. No caso dos equipamentos elétricos, a potência indica a quantidade de energia elétrica que foi transformada em outro tipo de energia por unidade de tempo.
As unidades da corrente elétrica é o Ampère (A), da quantidade de carga elétrica é o Coulomb (C) e do tempo é o segundo (s).