Para determinar a imagem do objeto completo, basta encontrar a localização de dois ou mais dos seus pontos. Exemplo: Um objeto real de 30 cm de altura é colocado a 24 cm de uma lente convergente de distância focal f = 6 cm.
Cole um pedaço da embalagem de salgadinho (com o mesmo tamanho da parte da garrafa) na face convexa do "semi-círculo", tendo cuidado para que a face mais refletora da embalagem fique voltada para a concavidade do "semi-círculo", com a finalidade de se formar um espelho convexo.
O aumento linear transversal é dado pela razão entre o tamanho da imagem e o tamanho do objeto. Portanto, um aumento linear igual a -2 indica que a imagem é duas vezes maior que o seu objeto. O sinal do aumento linear transversal indica, por sua vez, a orientação da imagem.
Esse aumento consiste em uma política de apresentação de índices de reajuste salarial que incida igualmente sobre os salários de todos os trabalhadores, ao invés de apresentar um aumento com índices de reajustes salariais diferenciados para os diversos setores de uma mesma categoria.
Para isso, basta conhecer a posição e a altura do objeto. Objeto real: p > 0; objeto virtual: p < 0; imagem real: p' > 0; imagem virtual: p' < 0. Com as convenções adotadas, o foco principal tem abscissa positiva se o espelho é côncavo – foco real; e negativa para os espelhos convexos – foco virtual.
Exemplo: Uma mercadoria custava R$ 300,00 e sofreu um aumento de 30%. Determine o valor final da mercadoria. A taxa de aumento é de i = 30% = 30/100 = 0,30. Como resultado, o fator de aumento para calcular porcentagem é 1 + 0,30 = 1,30.
Subtraia 100. Se subtrairmos esse valor da porcentagem do valor final, obteremos o tamanho do aumento percentual. 140% - 100% = aumento de 40% na população mundial. Isso funciona porque valor inicial + aumento = valor final. Reorganizando a equação, teremos aumento = valor final - valor inicial.