Basta saber de antemão qual é a porcentagem do reajuste. Por exemplo, considere que o salário mínimo aumentará 5% para 2021, em relação ao atual valor. Para o empregado que recebe salário calculado com essa base calcular reajuste salarial deve ser feito como 1.
Economia e Finanças O salário é a remuneração que um trabalhador recebe pelo serviço que ele executa, o valor deste salário é variável de acordo com o contrato firmado entre o empregador e o empregado.
A base para o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é o salário bruto menos o desconto da contribuição previdenciária. Por exemplo: se o funcionário tem remuneração bruta de R$ 3.
O cálculo do IRRF se baseia no salário bruto menos o desconto da contribuição previdenciária. Já o valor do IRRF incidente na folha de pagamento irá depender do salário mensal recebido pelo trabalhador, de maneira que quanto maior for o salário, maior será a retenção.
Confira a seguir as faixas de contribuição para 2020: Salários até R$ 1.
Basicamente, os impostos na nota fiscal são calculados da seguinte forma: Valor total do documento, multiplicado pela alíquota do tributo. Todos os impostos mencionados neste artigo são calculados dessa forma, no entanto, não é necessário destacar cada um deles no documento fiscal.
Incide sobre diversos produtos, mesmo para pessoas físicas e também para as jurídicas. As alíquotas costumam ficar em 12%, 17% ou 25% sobre o valor da base de cálculo apurada. Tudo depende do produto e do estado onde as mercadorias circulam, já que cada estado estabelece as próprias regras do recolhimento.
O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizado diretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.
Os impostos incidentes sobre vendas de mercadorias variam de acordo com o produto em si e com o tipo de transação comercial. ... ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza); IE (imposto sobre exportação); Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
Os principais impostos que uma microempresa paga são: COFINS, CSLL, CPP, IRPJ, PIS e ISS.