EQST

Como Calcular O Nmero De Termos De Uma Progresso Aritmtica?

Como calcular o nmero de termos de uma progresso aritmtica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como calcular o número de termos de uma progressão aritmética?

Para determinarmos o número de termos de uma P.A., utilizamos a seguinte fórmula: an = a1+(n-1). r em que an é o último termo, a1 é o primeiro termo, n é o número de termos e r é a razão.

Como calcular o termo geral de uma PG?

Observem que o termo geral ou o enésimo termo de uma PG, representado por an, é igual ao produto entre 1º termo da sequência, o a1, e a razão q da PG, quando esta é elevada ao expoente n – 1.

Como saber o termo de uma PG?

A razão de uma PG é representada pela letra “q”. E seus elementos são representados por uma letra minúscula seguida de um número que indica a posição do número. Por exemplo, na PG acima, o termo a1 é o primeiro termo e é igual a 1. O termo a4 é o quarto termo e é igual a 27.

Como calcular sequência?

Para determinarmos uma sequência numérica precisamos de uma lei de formação. Exemplo: A sequência definida pela lei de formação an = 2n² - 1, n N*, onde n = 1, 2, 3, 4, 5, ... e an é o termo que ocupa a n-ésima posição na sequência.

Como calcular a soma de uma série?

O número S é chamado soma da série. Por exemplo, vimos anteriormente que é possível somar todos os termos de uma Progressão Geométrica infinita com razão r que satisfaz −1 0. ...

  • PA decrescente. ...
  • PA constante. ...
  • PG finita. ...
  • PG infinita. ...
  • PG crescente.