CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF
Fórmula: Custo dos Produtos Vendidos (CPV) = Custos de Produtos Acabados (CPA) + Estoque Inicial de Produtos Acabados (EIPA)- Estoque Final de Produtos Acabados (EFPA).
A fórmula para calcular o custo de mercadorias vendidas baseia-se na soma das compras realizadas no período do estoque inicial e subtraindo o estoque final do período. Custo dos Produtos Vendidos = estoque inicial + aquisições – estoque final. Essa equação pode parecer um pouco estranha no início, mas faz todo sentido.
Como calcular o CPV? O cálculo do CPV leva em consideração variáveis importantes, como: saldo de estoque, gastos com a produção (matéria prima), custo com a mão de obra e preço de estoque. A fórmula do Custo de Produtos Vendidos é a seguinte: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.
CMV significa Custo da Mercadoria Vendida. A diferença para o CPV, é que o CMV se refere especificamente aos produtos adquiridos pela empresa para revenda, como costuma acontecer no comércio. ... Já a sigla CSV significa Custo do Serviço Vendido e se refere ao custo de um serviço prestado pela empresa.
CMV é a sigla para Custo da Mercadoria Vendida. Sim, tudo tem um custo, até o que já foi vendido. O CMV é, basicamente, a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria – até que a venda seja realizada. ... Esse é o CMV, ou Custo da Mercadoria Vendida do seu produto.
Gastos gerais de fabricação (GGF), como máquinas e equipamentos, energia elétrica, manutenção, materiais de conservação e limpeza para fábrica etc.
Custos de fabricação O custo de fabricação é a soma de todos os custos das matérias-primas que foram utilizadas para produzir determinado produto.
Os gastos gerais de fabricação são todas as despesas ocorridas em uma indústria decorrentes da produção, exceto material e mão-de-obra. ... Gastos gerais diretos são aqueles que incidem diretamente sobre os produtos fabricados ou podem ser apropriados diretamente ao custo de um produto ou de um setor de produção.
São os gastos com aluguéis, energia elétrica, serviços de terceiros, manutenção da fábrica, depreciação das máquinas, seguro contra roubo e incêndio, material de higiene e limpeza, óleos e lubrificantes para as máquinas, pequenas peças para reposição, telefones e comunicações etc.
O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.
Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
A taxa predeterminada do CIF é obtida pela divisão do total de CIF variável estimado pelo total de unidades da base (hora-máquina ou horas de mão-de-obra). A base de cálculo do CIF é quanto para um produto se usa de tempo de mão-de-obra, hora-máquina, ou de qualquer medida utilizada para aplicar CIF aos produtos.
Taxa de Aplicação de Custos Indiretos A taxa de aplicação* é resultado da avaliação de produção e dos custos para um dado período. ... Assim, terá que levantar quais custos indiretos de fabricação acontecerão, como serão distribuídos pelo diversos departamentos e como serão rateados aos produtos.
Para que se tenha uma taxa de aplicação de custos indiretos, é necessário es-timar:a)Preço de venda e volume de produção.