DIGESTÃO Apenas uma pequena quantidade de lipídios é digerida na boca pela enzima Lípase Lingual; No estômago a Lípase Gástrica também digere apenas uma pequena parte do lipídios; ... DIGESTÃO A digestão propriamente dita, ocorre no duodeno, com ação das enzimas biliar e pancreática.
A síntese de ácidos graxos ocorre principalmente no fígado e glândulas mamárias, e em menor grau, no tecido adiposo e no rim, o processo incorpora os carbonos da acetil CoA na cadeia de ácido graxo em formação, utilizando ATP e NADPH.
O metabolismo lipídico refere-se à síntese e degradação de lipídios nas células. Esse metabolismo envolve a decomposição ou armazenamento de gorduras (para obtenção e estoque de energia) e a síntese de lipídios estruturais e funcionais, como os envolvidos na construção das membranas celulares.
Para que possam ser absorvidos, os lipídios precisam sofrer a digestão. Os lipídios provenientes da dieta estimulam a secreção de enzimas presentes em glândulas situadas na base da língua, conhecidas como lipase lingual. Contudo, não ocorre a hidrólise dos lipídios na boca, que são dirigidos até o estômago.
Os triglicerídeos são produzidos no retículo endoplasmático das células por meio da ligação de três moléculas de ácido graxo a cada molécula de glicerol. Ambos os processos ocorrem principalmente no fígado e no tecido adiposo.