Telhado com inclinação i=10% 10% é igual a 10/100, ou, 10 dividido por 100. Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos: 10% = 10cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10cm na vertical, vejam a figura: O mesmo raciocínio serve para o telhado com 30% de inclinação.
Para comprimentos de 0 a 3 metros, a inclinação mínima é de 35%. A cada metro adicional, acrescentar 2% no valor da inclinação para perfeita estanqueidade da cobertura e para que não ocorra esverdeamento precoce das telhas. Para inclinações acima de 100%, todas as telhas devem ser amarradas.
Produtos de forte odor, como a naftalina e a creolina, também ajudam a espantar os pombos. Além disso, gel repelente igualmente é uma opção; Impedir o acesso das aves colocando redes de proteção em portas e janelas.
O forte odor de produtos como a naftalina e a creolina faz com que pombos e outras pragas queiram ficar longe da sua casa, mas para que dê certo o ideal é que você compre as bolinhas e amasse com um martelo. Depois espalhe pela garagem, sacada ou quintal para que o odor fique mais intenso e propague pelo ambiente.
XÔ POMBO deve ser aplicado preferencialmente em ambientes fechados, pois exala odor desagradável a estes animais. A dosagem do produto deve ser aproximadamente 42 gramas por metro quadrado (2 pastilhas). Realizar 3 aplicações com intervalos de 3 a 5 dias entre elas.
2. Como espantar pombos com CD's. A maneira mais fácil e rápida de espantar pombos do telhado, pátio ou varanda é colocar alguns CDs antigos na parede, pois o reflexo de luz nestes é normalmente bastante irritante para as aves, já que não permite que vejam bem quando tentam pousar.
Confira como:
Como espantar maritacas do forro e outros lugares cobertos Na impossibilidade de vedar os locais, faça o possível para tornar difícil a construção de ninhos, colocando na entrada arames de ferro ou então uma mistura de condimentos fortes como pimentas e canela, pois o cheiro afastará os bichos.
Ele planta milho em São José do Rio Preto (SP) e não sabia mais o que fazer com os prejuízos causados pelas maritacas. Foi então que teve a ideia de usar materiais simples, encontrados no sítio, para criar um espantalho que imitasse o predador das maritacas: o gavião carcará.
É que a principal característica das maritacas é o som que elas emitem e quando estão juntas assim, fazem muito barulho. “Essa região do baixo Tietê tem menos de 4% de vegetação nativa. Então desta forma a área urbana oferece um número maior de abrigos para elas fazerem ninhos”, explica a ecóloga Adriana Castro.
Maritacas cortam fios elétricos para fazer ninhos e interrompem o fornecimento de energia.
A orientação é vedar os vãos das telhas e assim evitar que as maritacas usem os forros para construir ninhos e criar filhotes, danificando fios elétricos, estruturas de madeira, além do barulhos à noite. A melhor solução encontrada é vedar os vãos do telhado com a tela “tipo viveiro”.