Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. ... Isso ocorre porque a força da gravidade mantém a maior parte do ar próxima à superfície, o que explica o fato de grandes cadeias de montanhas apresentarem um ambiente mais rarefeito.
barômetro
A pressão é calculada pela razão entre força (F) e área (A). No caso da pressão atmosférica, a força refere-se ao peso que a coluna de ar exerce sobre determinada área da superfície....Como calcular a pressão atmosférica?
A variação da pressão atmosférica está ligada à força da gravidade. Essa força tem origem no centro da Terra e atrai tudo o que está no planeta, inclusive a atmosfera (camada de gases que circunda a crosta terrestre).
A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar. A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.
A figura a seguir mostra a variação da pressão da atmosfera padrão com a altitude. Patm = 1013, 3 mb ▪760/1013,3 = 0,75 ▪Ou seja de mmHg para mb/hPa basta dividir por 0,75 e vice-versa. na pressão da superfície de um local para outro são devidas principalmente a diferenças de altitudes. nível do mar.
Trata-se de uma grandeza escalar, que pode ser calculada pela razão entre força e área. Em unidades SI, a pressão é medida em pascal, que equivale a newtons por metro quadrado (1 Pa = 1 N/m²), mas também pode ser medida em atm (1 atm = 1,1.
Pressão pode ser definida como força aplicada dividida pela área sobre a qual se aplica essa força. No sistema internacional de medidas (SI), medimos força em N (newtons) e área em m2 (metros quadrados), de modo que a unidade de pressão no SI é N/m2 (newtons por metro quadrado).
Assim tem-se: p A A + h γ A = pB A ou pB - p A = h γ , sendo pB a pressão absoluta e (pB - p A ), a pressão efetiva ou manométrica no ponto B.
Considerando 100kPa=1atm, a aceleração da gravidade=10m/s² e a densidade da água=1000kg/m³, a pressão no casco será cerca de 6atm, ou seja 6 vezes a pressão atmosférica. P(b)= P(a) + Ph(ab), sendo ab=50 metros. De maneira geral podemos considerar um acréscimo de 1atm a cada 10m de profundidade.