E, de acordo com o dicionário Houaiss, criatividade pode ser definida como "a qualidade ou característica de quem [...] é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar". ... Em termos simples, a criatividade é a capacidade que o indivíduo tem de criar algo.
O Conceito de Campanha é uma resposta para uma pergunta que ainda não foi feita. Essa pergunta pode estar escondida no perfil do público alvo, no problema definido, nas suas próprias referências. Esse é o desafio: não há regras e nem limites para onde encontrar a pergunta, mas há uma forma correta de responder.
adjetivo Inovador; que se destaca pela imaginação e pela capacidade de criar. Original; que se define pelo aspecto ou teor inventivo e inovador: mente criativa.
10 Maneiras de Estimular a Sua Criatividade
Para ser uma pessoa criativa é preciso percorrer um caminho de erros. As boas ideias surgem após uma sequência de outras que foram fracassadas. O processo, portanto, é algo que devia ser mais estimulado e não o resultado em si. Outro fator importante é colocar ideias em prática.
O primeiro passo é identificar e definir claramente o desafio criativo específico (qualquer que seja o tamanho).
Os passos do processo criativo são:
Por isso, para que haja realmente CRIATIVIDADE, é necessário saber: I Gerenciar o presente: conhecer a empresa como um todo e identificar os aspectos que envolvem a empresa; mas conhecer, principalmente, a área em que se atua. II Esquecer o passado: apagar as memórias, desgarrando-se do passado.
Entretanto, é possível observar um padrão comum no processo criativo, fundamentado em três princípios:
21 sinais de que você é uma pessoa criativa
“[A criatividade nasce] De soma. Bagagem de vida, visão global, formações multidisciplinares, um descontentamento saudável com os paradigmas existentes, curiosidade. Criar é nada mais nada menos que encontrar um produto entre tudo isso”, defende Bustani.
“Ideias criativas são construídas a partir de uma coleção de ideias menores já existentes, literal e metaforicamente falando.” Isso ocorre com muito mais frequência do que imaginamos.
Sob o ponto de vista humano, a criatividade é uma qualidade adquirida e iniciada na infância que busca em idéias a fonte para criar novas coisas. Durante essa fase é que o potencial criativo é ou não ativado. ... A criatividade é uma qualidade que pode também se desenvolver após a infância.
As boas ideias surgem da colisão de dois palpites menores Ainda, segundo o pesquisador Steve Johnson, na grande maioria dos casos as grandes ideias surgem da colisão de dois palpites que juntos deram ensejo a algo maior. Ele chama esse processo de “colisão de palpites parciais”.
As melhores ideias começam como palpites vagos e demoram anos para ser desenvolvidas. É o que eu chamo de palpite lento. Uma característica dos bons inovadores é que conseguem trabalhar na ideia por muito tempo.
É, entretanto, na capacidade criativa que existe a chave da capacidade de evolução da humanidade. A grande verdade é que qualquer pessoa pode ser criativa....São eles:
Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. ... No entanto, um estudo de 2019 sugere que existem dois ciclos de vida diferentes de criatividade: Um que atinge algumas pessoas no início de sua carreira; Mas, mais frequentemente, isso acontece mais tarde na vida.
As três dicas vão evitar que ela falte nos momentos decisivos e impedir os bloqueios criativos.
Veja abaixo as atividades que eu adoro e que vão ativar sua criatividade:
As redes neurais criativas Essa última rede tem uma função-chave, ao fazer uma ponte entre o mecanismo de geração de ideias e o de avaliação destas. ... "O cérebro criativo está conectado de uma maneira diferente, e as pessoas criativas são mais capazes de ativar sistemas cerebrais que tipicamente não funcionam juntos."
Não há uma única região do cérebro responsável pela criatividade de um indivíduo, pelo contrário: ela brota das conexões e sinapses normalmente envolvidas em outras atividades, funções e estados emocionais, como tomada de decisão, proatividade, autoconfiança, capacidade analítica, capacidade de abstração, imaginação e ...
O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo. No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele.
A conclusão que o estudo sugere é que a criatividade é uma “habilidade do lado direito do cérebro” quando uma pessoa lida com uma situação desconhecida, mas quando a criatividade se baseia em rotinas conhecidas, o lado esquerdo é ativado.
O esquerdo tende a ser mostrado como a morada da lógica e da racionalidade. O direito tende a ser descrito como a fonte da intuição e da criatividade. Portanto, se você é uma pessoa lógica, usa mais o lado esquerdo. Se você é do tipo sensível e artístico, usa mais o lado direito.
Os valores atribuídos pelas diferentes civilizações aos lados direito e esquerdo têm muito provavelmente a ver com o movimento do Sol, que é efetuado para o lado direito no hemisfério boreal e para o lado esquerdo no hemisfério austral, quando se toma por referência o Este e o Sul.