O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.
O sistema circulatório é classificado em dois tipos:
Os três principais tipos de vaso sanguíneo são: artérias, veias e capilares.
Veias são vasos que garantem o retorno do sangue dos tecidos periféricos para o coração. Diferenciam-se das artérias por apresentarem paredes mais finas e válvulas. Veias são vasos sanguíneos que apresentam como função retornar o sangue dos vários tecidos do corpo para o coração.
As artérias são vasos sanguíneos que apresentam paredes resistentes e espessas, sendo essa uma característica fundamental para o transporte de sangue em alta pressão. Nas veias, por sua vez, o sangue é transportado em uma pressão menor, desse modo, suas paredes apresentam-se menos espessas.
A melhor definição de veia, portanto, é aquela que a apresenta como um vaso sanguíneo cuja função é garantir que o sangue, presente em vários tecidos do corpo, retorne ao coração. As veias apresentam uma parede formada por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia.
Isso é normal. Nos atletas de alta performance ou nos maratonistas, que são pessoas muito magras, também é muito comum a visualização das veias superficiais.