EQST

Quais So As Clulas Mielides?

Quais são as células mielóides?

As células-tronco mieloides originam as hemácias (glóbulos vermelhos ou eritrócitos), as plaquetas (ou trombócitos) e os leucócitos (glóbulos brancos), tais como neutrófilos, basófilos, eosinófilos e monócitos. Já as células-tronco linfoides dão origem aos linfócitos B e T.

Quais são as células linfoides?

Os linfócitos incluem dois grupos principais de células: os linfócitos B e linfócitos T, que participam de respostas imunológicas diferentes. Todos os linfócitos se originam na medula óssea vermelha, mas os linfócitos T completam a sua maturação no timo, enquanto os linfócitos B saem da medula já como células maduras.

O que são células mielóides?

O mielóide é uma subdivisão do tecido hematopoiético responsável pelo surgimento das células sanguíneas (leucócitos, plaquetas e hemácias). Seu principal exemplo é a medula óssea vermelha.

Quais células são originadas na hematopoiese?

A hematopoese resulta da proliferação e diferenciação simultâneas de células-tronco que, à medida que se diferenciam, vão reduzindo sua potencialidade. As células-tronco mielóides originam hemácias, granulócitos, monócitos e megacariócitos, aparecendo todos esses tipos celulares na mesma colônia.

Quais os locais de produção das células sanguíneas?

Os glóbulos vermelhos, a maior parte dos glóbulos brancos e as plaquetas são produzidos na medula óssea, o tecido macio e gorduroso encontrado nas cavidades ósseas.

É responsável pela formação dos glóbulos vermelhos no sangue?

A eritropoietina é uma hormona natural produzida pelos rins, cujo efeito tem lugar na medula óssea, estimulando a produção de glóbulos vermelhos.

Onde ocorre a produção de células sanguíneas e como esta produção é controlada?

O processo de produção de hemácias, denominado eritropoiese, ocorre na medula óssea vermelha e é regulado pela eritropoietina, um hormônio produzido nos rins em indivíduos adultos. A hipóxia (baixa concentração de oxigênio) é uma grande estimuladora da produção desse hormônio.

Quando as hemácias estão abaixo do normal?

Baixo: Anemia, perda excessiva de sangue, doença renal, deficiência de ferro e de proteínas e sepse. Alta: Policitemia, insuficiência cardíaca, doenças pulmonares e em altitudes elevadas; Baixa: Gravidez, anemia por deficiência de ferro, anemia megaloblástica, talassemia, câncer, desnutrição, doença hepática e lúpus.

Qual o normal de Hemacias na urina?

Neste caso, é considerado normal ter menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.